no

Quem foi Erasmo Carlos? Conheça sua trajetória de sucesso!

Hoje o Brasil perdeu o Gigante Gentil, o Rei do Rock Brasileiro, aquele que temos tanto carinho e tantas lembranças. Venha relembrar os grandes sucessos de Erasmo Carlos com a gente…

Hoje infelizmente perdeu um dos maiores nomes do cenário musical. Erasmo Carlos faleceu aos 81 anos após ficar internado há mais de uma semana. Segundo divulgado o artista faleceu devido a uma paniculite complicada por sepse de origem cutânea.

Continua após a publicidade..

Em sua homenagem hoje irei contar um pouco sobre sua grande trajetória de sucessos.

O Início

Erasmo Carlos nasceu em 5 de junho de 1941 no Rio de Janeiro e desde a infância conviveu com outro futuro grande artista, Tim Maia. Porém, só se tornaram amigos na adolescencia quando, em 1957 Tim Maia decide fundar uma banda chamada The Sputniks e convida Erasmo para se juntar a ele, Roberto Carlos, Arlênio Lívio e Wellington.

Infelizmente algum tempo depois Roberto Carlos brigou com Tim Maia e o grupo se desfez. Anos depois Arlênio, que não havia desistido do sonho, formou uma nova banda chamada The Boys of Rock junto a Erasmo Carlos, José Roberto e Edson Trindade.

Continua após a publicidade..

Essa banda tocava junto tanto de Tim Maia quanto de Roberto Carlos em shows eventualmente e foi nessas ocasiões que Tim Maia ensinou Erasmo Carlos a tocar violão.

Erasmo Carlos

Continua após a publicidade..

A união

Roberto Carlos decidiu que queria uma letra para a música Hound Dog, sucesso de Elvis Presley e Erasmo – como grande fã – logo se dispos a fazê-la. Juntos, os dois descobriram grandes afinidades como gostos em comum por Bob Nelson, James Dean e pelo time Vasco da Gama.

Erasmo Carlos, nascido Erasmo Esteves, decidiu mudar seu nome em homenagem a Roberto Carlos e também ao famoso agente de talentos Carlos Imperial. Foi com esse nome artístico que lançou seu compacto que se tornou grande sucesso graças a música O Terror dos Namorados.

Ele também participou por algum tempo ao lado de Roberto Carlos e de Wanderléa do programa Jovem Guarda e foi lá que ganhou o apelido Tremendão. Nessa fase suas músicas de maior sucesso eram Gatinha Manhosa e Festa de Arromba.

Leia também: 12 curiosidades incríveis sobre a música

Uma nova fase

Nos anos 70 Erasmo decidiu apostar na mudança, trazendo um estilo bem diferente do que era conhecido durante a Jovem Guarda. Ele apostou em um estilo hippie também muito inspirado pelo soul.

Foram muitos os lançamentos do cantor nessa década, ele inclusive participou de filmes como Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora e Os Machões. Ele ainda apareceu em 1975 em um show gravado ao vivo para o documentário Ritmo Alucinante.

erasmo carlos zona curiosa 2

Erasmo Convida

Nos anos 80 Erasmo Carlos foi audacioso e começou um projeto pioneiro chamado Erasmo Convida onde interpretou inúmeras canções com nomes famosos na cena brasileira como Maria Bethânia, Rita Lee, Jorge Ben, Caetano Veloso, Nara Leão, Wanderléa, As Frenéticas, A Cor do Som, entre outros.

Nessa mesma década lançou sucessos absolutos como Mulher (Sexo Frágil) que foi escrita pela sua esposa Narinha, Pega na Mentira e Feminino Coração de Deus.

A polêmica canção

Foi em 1992 que o cantor lançou a música Homem de Rua que foi escolhida como faixa-título e também como trilha da telenovela da Rede Globo ‘De Corpo e Alma’. Entretanto, no enredo ela era usada como música tema do personagem Bira que era interpretado como Guilherme de Pádua.

Ele fazia par romântico com Daniella Perez, filha da autora Glória Perez que que foi brutalmente assassinada pelo próprio Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Thomaz como retaliação por não ter um papel mais relevante na novela.

Em respeito a autora e mãe de Daniella, Erasmo nunca mais cantou essa música.

Últimos sucessos

Erasmo Carlos nunca parou, lançando e compondo músicas maravilhosas em embalaram gerações. Em 2020 foi estrela e protagonista do filme Modo Avião ao lado de Larissa Manoela, o filme Original Netflix fez bastante sucesso no cenário nacional.

Em 2021 Erasmo lançou um album chamado O futuro pertence à… Jovem Guarda com 8 regravações dos anos 60.

Discografia

Ao longo de toda sua vida o cantor lançou 29 álbuns gravados e 5 ao vivo.

Sua vida foi cercada de música e grandes sucessos, logo sua morte também deve ser assim. Erasmo Carlos deixa sua esposa e dois filhos.

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

AMIGO CAPA

Amigo Imaginário: É saudável para as crianças?

DOVE capa

Dove Cameron: 10 curiosidades sobre a cantora