no ,

Qual o significado das faixas de Karatê?

Karatê é um dos esportes mais praticados no mundo todo. Mas você saberia explicar qual o significado de cada faixa? Descubra agora!

Nas última semanas eu estava vendo Karatê Kid e acabei me recordando o quanto eu sou fã dessa franquia, mesmo não sabendo praticamente nada sobre karatê, afinal nunca fui muito interessado em esportes, mas sempre amei a franquia de filmes. Por conta disso, acabei me obrigando a saber um pouco mais do esporte que tornou os filmes e a série da Netflix possíveis e é claro que faremos isso juntos, afinal se é curiosidade minha, pode ser curiosidade outra pessoa também, não é mesmo?

Continua após a publicidade..

Tendo isso em vista, começaremos essa série de publicações com uma dúvida bem pertinente no mundo das artes marciais: afinal, o que significa cada faixa do karatê? Existe realmente um porquê das cores? É o que iremos descobrir hoje! Lembrando que se você quiser mais posts com essa temática, é só deixar um comentário ai embaixo!

Conheça o significado das faixas de Karatê!

Faixa Branca: Conhecida por ser a primeira faixa de todas, a cor branca é tida como a do desprendimento. O branco mostra que o seu portador ainda é ingênuo e deve procurar manter a mente limpa para que assim tenha potencial para subir de faixa através de um treino árduo. A cor branca significa que devemos buscar pureza, sinceridade e verdade. Quando a pessoa estiver pronta, a cor de sua faixa vai mudar, como uma tela em branco esperando para ser pintada.

Faixa Amarela: Sendo a segunda faixa do ciclo carateca, a faixa amarela mostra que temos um iniciante que acabou de entrar no Karatê e com o passar do tempo irá aprimorando suas habilidades. Pode ser comparada ao sol nascente, já que quando se ganha faixa amarela significa que os conhecimentos da pessoa estão aflorando. A cor amarela simboliza: criatividade, conhecimento, alegria, juventude e nobreza.

Continua após a publicidade..
Karatê
Fonte: Pexels

Faixa Vermelha: Aqui o negócio começa a fica mais interessante, afinal a terceira faixa, conhecida por ser vermelham, mostra que a pessoa está motivada e com vontade de evoluir. Ter esta faixa acaba deixando a pessoa com mais energia física, mostrando que devemos ter força de vontade para não desistir de seus ideais.

Faixa Laranja: Sendo a mistura de amarelo com vermelho, as duas faixas anteriores, mostra que o portador desta faixa deve ter o conhecimento dos graus anteriores, trazendo deste modo a qualidade das duas faixas que vieram antes. Busca encorajamento, estimulação, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.

Continua após a publicidade..

Faixa Verde: Conhecida geralmente por ser a cor da esperança, a faixa verde representa literalmente isso: esperança e fé. Ela simboliza a harmonia e o equilíbrio de seu portador. Pode ser comparada ao pinheiro, cresce e começa a lançar seus primeiros ramos. É neste ponto que se espera uma grande evolução do Carateca.

Faixa Roxa: Significa santidade e humildade, geralmente usada por sacerdotes católicos. A posse da faixa gera respeito próprio, dignidade e auto-estima. Ela simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

Faixa Marrom: É o estado de solidificação, representa o equilíbrio e a segurança passada pelo karateka. Geralmente pessoas que usam essa cor, são pessoas “sensatas”.

Karatê
Fonte: Dragão Kimonos

Faixa Preta: Voltando ao exemplo do pinheiro, com está faixa é possível notar que ele cresceu a alcançou o céu no anoitecer. Ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É o fim e o começo de um novo ciclo de conhecimento, sendo o mais alto grau a ser alcançado.

Leia Também: Cobra Kai: Quiz sobre a série!

Leia Também: Silvio Santos já foi dono da Record?

Mas e aí, o que você achou dos significados? Já praticou karatê? Até qual faixa você chegou? Comente logo abaixo, queremos saber! Não se esqueça de compartilhar com os amigos também!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Gelatina

Por que recebemos gelatina enquanto estamos no hospital?

Messi

Quantos gols o Messi já marcou pela seleção da Argentina?