no

Qual a importância da Lua para a vida na Terra?

A importância da Lua inclui a atividade das marés, inclinação planetária e potencialmente até a nossa história evolutiva.

Existem muitas coisas boas em passar o tempo ao ar livre, como praticar atividades físicas ou até mesmo acampar sob as estrelas. Além disso, podemos também olhar para a Lua, afinal, o amado satélite do nosso planeta tem sido uma fonte de fascínio e lendas por milênios, desde o início da humanidade. Dito isto, você já se perguntou qual seria a importância da Lua para a vida na Terra?

Ao longo da história, a crença nos efeitos e na importância da lua aumentou e diminuiu em várias ocasiões. Alguns mitos foram provados completamente falsos, mas ainda assim a ciência descobriu que a Lua realmente promove uma variedade de impactos importantíssimos na vida como a conhecemos.

De acordo com a NASA, quando se trata de como nossa Lua afeta nossas vidas na Terra, os principais pontos incluem a atividade das marés, inclinação planetária e história evolutiva, incluindo a própria história da humanidade no planeta!

qual a importancia da lua para a vida na terra 1
Foto: Pixabay

Importância da Lua inclui a atividade das marés

As variações nas marés são causadas pela Lua. As marés surgem através da atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos e, em uma menor escala, da atração gravitacional que o Sol exerce sobre os oceanos. Sabendo também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentidos opostos.

Vale destacar que esse fenômeno não se estende apenas aos mares e oceanos, pois é possível observá-lo em todas as superfícies de água na Terra, mesmo que este seja menos evidente em superfícies de menor escala, como em lagos e rios, por exemplo.

Outra curiosidade é que dependendo da posição do Sol e da Lua, em relação à Terra, as marés terão diferentes comportamentos. Por exemplo, caso o Sol, Lua e a Terra estejam alinhados, a soma das forças gravitacionais se multiplicarão e então a maré alta ocorrerá. Por outro lado, quando a Terra, Lua e o Sol formam um ângulo reto, as forças gravitacionais se neutralizarão e, como resultado, obtém-se a maré baixa.

qual a importancia da lua para a vida na terra 2
Foto: Pixabay

Ela também influencia a inclinação planetária

Pouca gente sabe, mas este é um dos papéis mais interessantes e significativos que a Lua desempenha em nossas vidas. Como muitos de vocês sabem, nosso planeta não gira suavemente, como uma bola de gude em uma mesa. Em vez disso, ele conta com um giro semelhante ao de um pião, o que significa que ele apresenta uma ligeira oscilação.

Embora isso não pareça tão estável conforme avançamos pelo cosmos, essa oscilação é muito importante, pois nos fornece as estações, os dias com diferentes durações de luz do Sol e as regiões climáticas que permanecem um tanto estáveis anualmente ou sazonais.

A Lua e a Terra estão presas em uma espécie de “abraço gravitacional”, o que fornece estabilidade para ambos os objetos celestes. Sem a Lua nos “segurando”, nosso eixo planetário mudaria muito mais drasticamente, mesmo potencialmente virando de lado, resultando em mudanças massivas nos pólos do planeta.

Na prática, isso tornaria a existência humana muito mais difícil, considerando que as regiões árticas do mundo poderiam ocasionalmente se deslocar para o equador e vice-versa. Consequentemente, o assentamento permanente em muitas áreas do nosso planeta seria muito mais difícil, senão impraticável.

Importância da Lua
Foto: Pixabay

A importância da Lua para a história evolutiva

A Lua continua a guiar certos ciclos para muitos seres vivos do planeta. Por exemplo, para animais que baseiam seus ritmos circadianos nos ciclos lunares, principalmente aqueles ligados à presença de luz à noite, sua evolução e sobrevivência seriam definitivamente impactadas se esse satélite natural desaparecesse repentinamente.

Para se ter uma ideia, leões, morcegos, insetos e inúmeras outras espécies ao longo da história desenvolveram certos comportamentos em conjunto com a presença da Lua, como acasalamento, caça e hibernação. Desse modo, é perfeitamente concebível que o caminho da história evolutiva teria sido muito diferente sem esse astro.

De fato, uma das afirmações mais controversas de alguns pesquisadores é que sem a presença da Lua, a vida na Terra poderia não ter se desenvolvido. Embora não haja como prever se a vida teria evoluído ou não, a presença da Lua (e a consequente formação das marés) certamente ajudou durante os primeiros passos da vida.

É amplamente aceito no meio científico que a vida começou através da água do nosso planeta. Dito isto, é possível que o movimento de calor e energia devido às forças das marés tenha ajudado a conduzir a origem de fragmentos protonucléicos e, eventualmente, do DNA, a molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos que carrega a informação genética de cada espécie.

Leia Também: Por que a madeira não derrete?
Leia Também: O que aconteceria se a água dos oceanos se tornasse doce?

Obviamente, prever se a vida teria crescido e se diversificado sem a Lua é impossível, mas seu movimento dos oceanos para a Terra foi certamente facilitado pelo útil “cutucão gravitacional” desse satélite natural.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Madeira não derrete

Por que a madeira não derrete?

por que a neve e branca

Por que a neve é branca?