no ,

Por que Stonehenge foi construído?

Estudos sugerem que o propósito por trás de Stonehenge pode ter mudado consideravelmente ao longo dos séculos.

Stonehenge é o monumento neolítico mais famoso do mundo, localizado no Planalto de Salisbury em Wiltshire, Inglaterra. Embora entendamos cada vez mais sobre quem construiu Stonehenge e como o fizeram, o fato é que ainda sabemos muito pouco sobre as razões pelas quais ele foi construído.

Ao longo dos anos, acadêmicos e arqueólogos tentaram explicar por que Stonehenge foi construído. Desde então, muitas teorias foram apresentadas, sendo que neste artigo vamos abordar as teses mais comumente aceitas.

Stonehenge
Foto: Pixabay

Stonehenge pode ter surgido como um cemitério

Uma das teorias mais difundidas sugere que Stonehenge pode ter sido usado como um cemitério e um monumento aos mortos. Restos carbonizados foram desenterrados em buracos ao redor do local, conhecidos como Buracos de Aubrey, que antes continham pequenas pedras eretas.

A análise dos ossos sugere que eles foram enterrados durante um período de 500 anos. Depois de 2.500 a.C., as pessoas que usavam Stonehenge pararam de enterrar restos mortais no próprio círculo de pedra e começaram a enterrá-los em valas na periferia, sugerindo uma mudança radical no significado cultural de Stonehenge.

Ao estudar os restos mortais das pessoas enterradas no local, é possível saber que os corpos eram transportados de longe para serem enterrados em Stonehenge. Alguns pareciam ter vivido a mais de 200 km de distância, no País de Gales. A datação por carbono dos restos mortais sugere que eles foram cremados fora do local, transportados para Stonehenge e enterrados lá por volta de 4.400 a 5.000 anos atrás.

As evidências para apoiar essa teoria estão espalhadas por toda a paisagem ao redor do monumento. A área dentro de um raio de 3 quilômetros de Stonehenge, por exemplo, contém centenas de túmulos da Idade do Bronze. Esses túmulos são únicos por sua distribuição densa e estão frequentemente à vista do próprio círculo de pedra.

Pôr do sol em Stonehenge
Foto: Pixabay

Ele pode ter servido como um gigante calendário astronômico

Outra teoria faz referência à influência celestial de Stonehenge e ao aparente alinhamento deste monumento com o sol, a lua e as estrelas, semelhante a um antigo observatório científico. De acordo com o History, alguns pesquisadores que estudaram as pedras em Stonehenge passaram a acreditar que elas foram colocadas cuidadosamente em seus arredores com base no conhecimento astronômico inicial.

A equipe de pesquisadores estudou Stonehenge, bem como várias outras formações de pedra em todo o Reino Unido, e chegou à conclusão de que o monumento pode ter sido construído para rastrear o movimento do sol, da lua e das estrelas há milhares de anos.

De fato, uma análise profunda da posição e da orientação das pedras em comparação com os alinhamentos astronômicos bem conhecidos, revelou um forte alinhamento com os movimentos do sol e da lua.

por que stonehenge foi construido 3
Foto: Pixabay

Stonehenge também pode ter sido um local de cura

Uma teoria apresentada por dois dos mais renomados especialistas britânicos em Stonehenge, os professores Timothy Darvill e Geoff Wainwright, sugere que o monumento era um local de peregrinação e cura.

De acordo com essa escola de pensamento, as pedras azuis menores no centro do círculo são a chave para essa teoria e, em última análise, o suposto propósito de Stonehenge. Vale destacar que as pedras azuis foram arrastadas por centenas de quilômetros das montanhas do sudoeste do País de Gales até o local em Stonehenge usando tecnologia primitiva.

Lascas escavadas nas rochas encontradas durante as escavações ao redor do local foram usadas para produzir amuletos, sugerindo a associação das rochas com propriedades protetoras e curativas. De acordo com suas pesquisas, as evidências sugerem que essa prática continuou até o período medieval.

Leia Também: Por que os bebês se movimentam tanto dentro da barriga?
Leia Também: Por que o milho sai inteiro no cocô?

Como você pode ver, existem teorias concorrentes sobre o propósito de Stonehenge. No fim das contas, em vez de olhar para a finalidade de Stonehenge como uma função singular, talvez seja melhor começarmos a considerar o fato de que seu objetivo pode ter mudado consideravelmente ao longo dos séculos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cachorro-quente com mostarda amarela

Por que a mostarda é amarela?

Jogando tênis

12 curiosidades incríveis sobre o tênis