no ,

Por que a quimioterapia faz o cabelo cair?

A queda de cabelo é um efeito colateral frequente da quimioterapia, podendo se tornar uma preocupação real para muitos pacientes.

Você pode não pensar no quão importante é o seu cabelo até se deparar com um processo de queda dos fios. E para aqueles que têm câncer e são submetidos à quimioterapia, a chance de queda de cabelo é bastante alta. Tanto homens quanto mulheres relatam a perda de cabelo como um dos efeitos colaterais que mais temem após serem diagnosticados com câncer.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, analisaremos o principal fator que explica como a quimioterapia pode levar à queda de cabelo.

A razão pela qual a quimioterapia faz o cabelo cair

por que quimioterapia faz o cabelo cair 1
Foto: Rawpixel

Como explica o Medical News Today, os medicamentos quimioterápicos são drogas muito poderosas que atacam as células cancerígenas em rápido crescimento. Infelizmente, como efeito colateral, esses medicamentos também atacam outras células de crescimento rápido em seu corpo, incluindo aquelas presentes nas raízes do cabelo.

Vale destacar que a quimioterapia pode causar queda de cabelo em todo o corpo, não apenas no couro cabeludo. De fato, em muitos casos, cílios, sobrancelhas, axilas, pelos pubianos e outros pelos do corpo também caem.

Continua após a publicidade..

Alguns medicamentos quimioterápicos são mais propensos do que outros a causar queda de cabelo, ao mesmo tempo em que diferentes doses podem causar desde um mero afinamento até a calvície completa. Para ter uma noção do que poderá acontecer, o paciente pode conversar com seu médico ou enfermeiro sobre a medicação que vai tomar. Dessa forma, eles podem dizer o que esperar.

Felizmente, na maioria das vezes, a perda de cabelo da quimioterapia é temporária. Portanto, é possível esperar que seu cabelo cresça novamente de três a seis meses após o término do tratamento, embora os novos fios possam adotar um tom ou textura diferente.

Continua após a publicidade..

O que esperar em situações do tipo

Queda de cabelo após quimioterapia
Foto: PxHere

De acordo com a Mayo Clinic, o cabelo geralmente começa a cair num espaço de duas a quatro semanas após o início do tratamento. Ele pode cair muito rapidamente em aglomerados ou gradualmente. Inicialmente, o paciente poderá notar acúmulos de cabelos soltos no travesseiro, na escova ou pente, na pia ou no ralo do chuveiro.

Sua perda de cabelo continuará durante todo o tratamento e até algumas semanas depois. Pessoas com câncer relatam a perda de cabelo como um efeito colateral angustiante do tratamento. Cada vez que você se vê no espelho, sua aparência alterada é um lembrete de sua doença e de tudo o que você experimentou desde o diagnóstico. Por isso, em alguns casos, acompanhamento psicológico pode ser recomendado.

A queda de cabelo pode ser evitada?

por que quimioterapia faz o cabelo cair 3
Foto: PxHere

Não existe nenhum tratamento que possa garantir com total eficácia que o cabelo não vai cair durante ou após a quimioterapia. Vários tratamentos já foram investigados como possíveis formas de prevenir a queda de cabelo, mas nenhum provou ser absolutamente eficaz, incluindo:

Tampões de resfriamento do couro cabeludo (hipotermia do couro cabeludo): Durante as infusões de quimioterapia, tampões bem ajustados que são resfriados por líquido gelado podem ser colocados na cabeça para diminuir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. Dessa forma, os medicamentos quimioterápicos são menos propensos a afetar seu cabelo. No entanto, as pessoas submetidas à hipotermia do couro cabeludo relatam sentir-se desconfortavelmente frias e com dores de cabeça.

Aplicação de minoxidil: Esse fármaco geralmente não previne a perda de cabelo, mas algumas pesquisas sugerem que ele pode acelerar o crescimento dos fios. Ainda assim, mais estudos são necessários para entender se o minoxidil é eficaz no crescimento do cabelo após o tratamento do câncer.

É importante deixar claro que a radioterapia também tem o poder de atacar as células que crescem rapidamente no corpo humano, mas, ao contrário da quimioterapia, ela costuma afetar apenas a área específica onde o tratamento está concentrado. Dessa forma, se o paciente receber radiação na região da cabeça, provavelmente também perderá o cabelo.

Leia Também: Como os arqueólogos descobrem os locais de escavação?
Leia Também: O que é um investidor-anjo?

Por último, lembre-se que cobrir a cabeça enquanto o cabelo cai é uma decisão puramente pessoal. Para muitas pessoas, o cabelo está associado à identidade pessoal e à saúde, por isso optam por manter esse visual usando uma peruca. Algumas escolhem chapéus e lenços, enquanto outras optam por não cobrir suas cabeças.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

olhar diretamente para o sol pode cegar uma pessoa

Olhar diretamente para o sol pode cegar uma pessoa?