no

Por que os cães gostam de enterrar coisas?

Comportamento intrigante dos cachorros pode ter várias motivações diferentes.

Foto: Needpix

Você já deu um osso para seu cachorro apenas para vê-lo ir para o quintal enterrá-lo? De fato, muitos cães gostam de enterrar coisas em locais que consideram seguros. Em muitos casos, eles são predispostos a enterrar itens que pertencem a eles, mas os nossos amigos caninos também adoram esconder itens que não lhes pertencem.

Pensando nisso, nós do Zona Curiosa resolvemos listar alguns motivos pelos quais esse comportamento ocorre e como ou se você deve interrompê-lo, caso isso esteja lhe causando algum prejuízo.

Cães gostam de enterrar coisas
Foto: Pixabay

Cães gostam de enterrar coisas por uma questão de instinto

Esse comportamento dos cães pode ter se desenvolvido devido a fortes instintos de sobrevivência herdados dos ancestrais selvagens dos cães domesticados, como os cães selvagens e o lobo-cinzento. Na natureza selvagem, nem sempre é fácil conseguir comida, portanto, para aproveitar ao máximo a comida que tinham, os cães selvagens aprenderam a enterrar o excesso de comida no chão perto de suas tocas.

Vale mencionar que o solo atua como uma espécie de refrigerador natural, mantendo a refeição longe da luz direta do sol. Desse modo, a temperatura da terra diminui com a profundidade do buraco, mantendo o alimento mais fresco por mais tempo, para que o animal possa recuperá-lo mais tarde, quando a nutrição estiver escassa.

É importante deixar claro que os cães podem enterrar qualquer coisa que considerem valiosa, o que não inclui apenas comida. Isso se deve ao seu instinto natural de manter as coisas valiosas seguras e protegidas.

Cães adoram enterrar coisas
Foto: Pixabay

Cães podem enterrar coisas por conta do tédio ou ansiedade

Os cães precisam de estímulos para liberar sua energia todos os dias. Por isso, quando os humanos não fornecem algo do tipo para eles, os nossos amigos de quatro patas tentam buscar suas próprias maneiras de se manter ocupado. Um bom exemplo disso pode ser a divertida brincadeira de roubar um controle remoto da TV e enterrá-lo no sofá para chamar sua atenção.

Por outro lado, o estresse e a ansiedade também podem contribuir para esse comportamento. Quando se sentem ansiosos, alguns cães podem enterrar itens para se acalmarem, pois cavar é um comportamento considerado relaxante.

Da mesma forma, se um cão não se sentir seguro na área em que se encontra, ele pode enterrar a comida para comer em um local ou horário mais confortável. Você também pode ver mais desse comportamento em famílias com vários cães, ou entre cães que cresceram em situações nas quais tinham recursos escassos.

Foto: Pixabay

Algumas raças são mais propensas a apresentar esse comportamento

Existem várias raças que são mais predispostas a cavar e enterrar alimentos e objetos do que outras. Algumas dessas raças incluem Terriers, Dachshunds, Beagles e Basset Hounds. Carin Terriers, por exemplo, foram originalmente criados para perseguir e caçar pequenos animais. Desse modo, eles mantiveram suas excelentes habilidades de escavação e seu instinto de pesquisa.

Uma vez que essas raças são criadas especificamente para escavar terrenos, elas também podem ter um desejo intensificado de economizar seus recursos e, portanto, têm maior probabilidade de enterrar ossos.

Este é um comportamento normal para esses animais. Por isso, lembre-se que independentemente da raça do cachorro, todos os cães têm potencial para enterrar coisas.

Foto: Pixabay

Como fazer o seu cão parar de enterrar coisas

É importante deixar claro que o comportamento de enterrar pode ocorrer por uma infinidade de razões, como já foi explanado anteriormente. Ou seja, enterrar coisas é um comportamento normal dos cães. No entanto, você pode tentar minimizar esse comportamento ao fornecer caminhadas programadas, reservar um tempo para brincadeiras e adotar técnicas de treinamento positivas para “liberar” a energia de seu cão.

Além disso, procure dar ao seu cachorro o conforto ou a proteção que ele procura. Certifique-se de que seu abrigo externo seja confortável, protegido contra temperaturas extremas e tenha acesso à água em uma tigela que não pode ser derrubada. Você pode até reservar uma zona de escavação específica para seu amigo perto da sua casinha.

Leia Também: Por que os cães uivam?
Leia Também: Cachorro pode tomar sorvete?

Por último, tenha em mente que qualquer comportamento canino pode estar relacionado à busca por atenção. No fim das contas, seu cão pode estar apenas procurando ser notado, se tiver oportunidades limitadas de interação com você.

O seu cãozinho também apresenta esse comportamento? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que os cães uivam?

aves tomando banhos de areia

Por que as aves tomam ‘banhos de areia’?