Os cães dormem muito. De fato, é comum que os cães durmam a noite toda, sem falar que muitos deles também passam grande parte do próprio dia dormindo. Como nós, humanos, estamos acostumados com a ideia de dormir somente quando está escuro, achamos um pouco estranho o quanto nossos cães conseguem dormir durante o dia.
Dito isto, você pode começar a se perguntar: por que os cães dormem tanto? E de quanto sono os cães realmente precisam todos os dias?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir detalhes interessantes sobre por que os cães dormem tanto e quando você deve se preocupar com toda a sonolência do seu animal de estimação.
Entendendo por que os cães dormem tanto
De acordo com especialistas da National Sleep Foundation, é normal que os cães passem pelo menos 50% do dia dormindo. Outros 30% de sua rotina diária são gastos “descansando”, o que indica que um cachorro tende a ficar ativo apenas cerca de 20% do tempo. Curiosamente, isso é um tanto normal para carnívoros em geral, pois os leões passam 18 ou mais horas por dia dormindo e descansando!
Muitos cães dormem por longos períodos sempre que não há nada melhor para fazer. Como eles não têm smartphones, empregos ou dever de casa, dormir é geralmente a melhor maneira de passar horas longas e tediosas. Dito isto, o quanto seu cão dorme dependerá de uma variedade de fatores, como os seguintes:
- Filhotes e cães mais velhos tendem a passar mais tempo dormindo;
- Cães com sobrepeso e problemas de saúde também podem dormir mais do que cães saudáveis;
- Certas raças são predispostas a dormir mais (basta perguntar a alguém que teve um Buldogue Inglês ou um Border Collie).
Obviamente, horas e mais horas de cochilos também podem ser um sinal de problemas de saúde. Muitas doenças e problemas relacionados à idade podem vir com uma mudança nos padrões de sono. Estresse e ansiedade também podem se manifestar através de cochilos extras durante o dia.
Na maioria dos casos, um cão que dorme 12 ou mais horas por dia não é motivo de preocupação. Isso é normal! No entanto, os donos devem estar cientes de que o excesso de sono também pode ser um sinal de problemas em potencial, de modo que é melhor conversar com seu veterinário quando surgirem essas preocupações.
Como tornar o dia do seu cachorro mais interessante
Como os cães não vão para o trabalho ou para escola, como nós, é comum que eles fiquem entediados e sozinhos durante boa parte do dia. Consequentemente, um dia longo e solitário tende a resultar em um extenso espaço de tempo para seu cão dormir todos os dias. No entanto, se parecer que seu cachorro está dormindo muito mais do que deveria, considere o que mais ele pode fazer com seu tempo extra.
A melhor maneira de ajudar seu cão a ficar acordado e ativo durante o dia é usando brinquedos para tornar a sua vida mais divertida. Desse modo, os brinquedos caninos podem se tornar muito úteis para manter seu cão mais solícito durante o dia.
Você também pode animar o dia do seu cão com passeios e sessões mais prolongadas de exercícios pela manhã e à noite. Se você perceber que seu cachorro está dormindo mesmo quando há algo melhor para fazer, pode ser hora de pedir ajuda, como veremos no tópico a seguir.
Quando procurar ajuda veterinária
Como já foi explicado, é normal que seu cão passe a maior parte do dia dormindo ou descansando. No entanto, dormir demais pode ser um sinal de problemas com a saúde do seu cachorro.
Existem alguns sinais reveladores de que seu cão está dormindo além do que deveria, como os seguintes:
- Os padrões de sono do seu cachorro mudaram;
- Seu cachorro dorme mesmo quando há “algo melhor para fazer”, especialmente se coisas mais interessantes normalmente chamavam a atenção do seu amigo peludo anteriormente;
- O sono do seu cão está interferindo nos seus hábitos alimentares;
- É difícil acordar seu cachorro pela manhã;
- Seu cão adormece repentinamente, mesmo no meio de atividades recreativas empolgantes (narcolepsia);
- O seu cachorro acorda repentinamente assustado ou estressado.
Alguns desses sinais podem não ser tão alarmantes se o seu cão estiver envelhecendo normalmente, especialmente se ele sempre foi um pouco preguiçoso. Ainda assim, nunca é demais entrar em contato com um veterinário e perguntá-lo sobre isso.
Cães sonolentos podem estar sofrendo de hipotireoidismo, diabetes, ansiedade ou muitas outras doenças graves, mas isso só poderá ser confirmado através de exames de sangue e outros testes.
Leia Também: Como os cachorros pensam?
Leia Também: Como tirar carrapato de cachorro corretamente?
Com tudo isso em mente, tente acompanhar os padrões de sono do seu cão e outros sintomas. Certifique-se de que ele tenha um peso saudável e que tenha muito o que fazer durante boa parte do dia. Se ele ainda continuar dormindo uma quantidade incomum, pode ser hora de levá-lo ao veterinário.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉