no

Por que o vômito de cachalotes é usado em perfumes?

Conhecido popularmente como “vômito de cachalotes”, o âmbar cinza é usado para fins aromatizantes há séculos.

Quando você pensa em comprar algum perfume, tenho certeza de que o vômito de cachalotes (animais semelhantes a baleias) não é a primeira coisa que vem à sua mente. No entanto, muitos perfumistas espalhados pelo mundo podem discordar, pois o âmbar cinza (produto dessas criaturas) é uma das fragrâncias mais exóticas e caras disponíveis.

O âmbar cinza é usado para fins aromatizantes há séculos. Os chineses chamavam o chamavam de “fragrância de saliva de dragão”, enquanto que as pessoas na Europa do século XIV acreditavam que carregar âmbar as impediria de contrair a peste negra. Algumas culturas também chegaram a considerá-lo afrodisíaco, enquanto outras usavam isso para tratar dores de cabeça, resfriados, epilepsia e outras doenças.

Mas, afinal de contas, o que faz o vômito de cachalotes cheirar tão bem? E por que ele é tão caro? Pois bem, é isso o que iremos abordar ao longo deste artigo!

por que o vomito de cachalotes e usado em perfumes 1
Foto: Wikimedia Commons

O que é o âmbar cinza? É o vômito dos cachalotes?

O âmbar cinza (foto acima) é uma substância sólida cerosa formada pela secreção do ducto biliar no intestino de um cachalote. Embora ele seja comumente considerado “vômito de cachalote”, isso não é exatamente o que parece, e aqui está o porquê.

Como uma vaca, o cachalote é um mamífero ruminante, por isso tem quatro estômagos. Desse modo, o alimento passa de um estômago para outro enquanto é digerido, mas alguns resíduos não digeridos (como as peças bucais de lulas e polvos) formam uma massa densa que irrita o revestimento do estômago do animal. No intestino, o corpo da baleia produz uma substância cerosa que envolve a massa para proteger o revestimento intestinal.

Essa substância cerosa é uma mistura de ambreína (sucos digestivos do ducto biliar) e fezes. À medida que a massa continua crescendo, ela avança ao longo do trato intestinal, onde começa a obstruir o reto e faz com que as fezes se acumulem logo atrás.

Às vezes, a baleia pode excretar o âmbar, mas em alguns casos, a massa é tão grande que a baleia não consegue empurrá-la. Desse modo, ela continua crescendo até ser liberada quando o reto se rompe, causando a morte do animal.

Em outras palavras, o âmbar cinza é uma consequência de um grande cocô ou da morte de um cachalote que foi causada pelo acúmulo de um enorme cocô.

por que o vomito de cachalotes e usado em perfumes 2
Foto: Wikimedia Commons

Como isso se transforma em uma rocha aromática?

O âmbar cinza recentemente defecado é um sólido ceroso de cor levemente escura que naturalmente tem um forte odor fecal. É um pouco menos denso que a água do mar, por isso sobe lentamente e flutua na superfície da água por anos até pousar em alguma praia.

Como um bom vinho, o âmbar cinza precisa envelhecer bem antes de se transformar em uma “pedra de cocô”. Enquanto flutua no mar, o âmbar cinzento fresco é cozido ao sol, sendo oxidado pela água salgada e erodido pelas ondas violentas. Somente depois de passar por anos de privações químicas ele finalmente se transforma no âmbar cinza tão cobiçado.

por que o vomito de cachalotes e usado em perfumes 3
Foto: Pixabay

Tá, mas por que o âmbar cinza é usado em perfumes?

Os perfumistas usam o âmbar cinza sempre que podem porque é um bom fixador e tem um aroma muito característico. Por ter uma forte qualidade fixadora, ele permite que a fragrância dure mais tempo quando aplicada.

Agora, você pode estar se perguntando: “Então, como é o cheiro do âmbar cinza?” Bem, é difícil dar uma resposta unânime a essa pergunta, mas a descrição mais aceita é a que diz que, quando fresco, ele tem um leve cheiro fecal que, à medida que fica exposto ao ar e à luz do sol, ganha um aroma peculiar doce e terroso, apresentando algumas semelhanças com o álcool isopropílico.

Leia Também: Por que o nariz escorre quando comemos comidas picantes?
Leia Também: Por que algumas pessoas têm muita dificuldade em fazer amigos?

Vale destacar que poucos cachalotes produzem o âmbar-cinza, o que explica seu preço alto (que pode chegar aos milhares de dólares). Vale destacar que a compra e a venda do âmbar cinza geralmente só é legalizada se o material for encontrado na costa marítima para evitar a caça desenfreada dessas criaturas.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

curiosidades incriveis sobre a morte

12 curiosidades incríveis sobre a morte

por que o vermelho e tao usado em sinais de alerta e perigo

Por que o vermelho é tão usado em sinais de alerta de perigo?