no

Por que alguns puns fedem tanto?

Embora a flatulência seja uma parte normal da digestão, muitos puns fedem ao ponto de originar situações embaraçosas.

A flatulência é um processo biológico que ajuda a liberar os gases formados a partir do processo de digestão. Embora alguns puns sejam silenciosos e inodoros, outros fedem ao ponto de se tornar uma “ameaça” aos narizes das pessoas ao redor.

De um modo geral, os puns fedores não são incomuns e são amplamente considerados normais, embora alguns casos possam servir como indicadores de uma infecção subjacente, problemas digestivos ou algum distúrbio intestinal.

Puns fedem
Foto: SnappyGoat

A principal razão pela qual os puns fedem tanto

A principal explicação para o odor tão característico (e desagradável) dos puns está relacionada aos alimentos que comemos, principalmente os gordurosos, pois eles intensificam a quantidade de ácidos graxos, além de alterar a flora bacteriana e promover a produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino humano.

A flatulência envolve a expulsão de gases que engolimos, como nitrogênio e oxigênio, bem como gases emitidos quando os alimentos são processados em nosso sistema digestivo. Isso inclui hidrogênio, dióxido de carbono e metano. O intestino grosso também adiciona sulfeto de hidrogênio (que é especialmente fedorento) e amônia para completar essa mistura nada agradável.

Vale destacar que este processo de criação de gás é um efeito colateral natural dos processos de comer e respirar. No entanto, como o corpo humano não pode conter indefinidamente uma nuvem cada vez maior de gás, ele precisa liberar tudo isso.

Quando o gás sai antes de atingir o cólon, ele o faz pela boca na forma de um arroto. Como os arrotos não coletam tantos gases pungentes, eles são (felizmente) menos fedorentos. Já os puns reúnem todos os gases e saem do corpo pelo reto, portanto, uma vez que a mistura estiver no ar, narizes em todos os lugares nas proximidades irão captar o cheiro familiar.

por que alguns puns fedem tanto 2
Foto: Pixabay

Por que alguns puns saem “quentes”?

Quando os puns saem muito “quentes”, isso costuma estar relacionado à própria temperatura do corpo. Basicamente, o calor do gás que sai tende a apresentar a mesma temperatura que o seu corpo.

Às vezes, as pessoas podem sentir uma sensação de queimação ao liberar gases, mas isso é absolutamente normal. No entanto, você nunca deve sentir dor, o que pode ser um sinal de que algo está acontecendo. Caso isso seja acompanhado de uma sensação dolorosa, pode ser hora de ir ao médico para ter certeza de que não sofre de hemorróidas ou fissuras.

De um modo geral, essa sensação de queimação pode ser causada pela ingestão de alimentos picantes ou ácidos. Por conta disso, água potável pode ser suficiente para diminuir toda essa “ardência”, pois ajuda a neutralizar o ácido. No entanto, alguns alimentos, como molho picantes, são ainda mais problemáticos.

No fim das contas, a questão é que se o alimento queimar sua boca ao entrar, ele provavelmente vai queimar sua bunda ao sair. Na prática, isso acontece porque o tecido em sua boca é muito semelhante ao tecido em seu reto.

por que alguns puns fedem tanto 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Embora a passagem desses gases seja um fato da vida, você pode reduzir sua frequência evitando certos alimentos. Comidas ricas em leguminosas (como soja, ervilha e feijão) produzem grandes quantidades de gás, o que explica aquele festival de puns tão comum após uma feijoada feita no capricho.

Da mesma forma, é preciso ter em mente que alguns alimentos que o seu corpo pode encontrar dificuldades para digerir também podem dar origem uma quantidade excessiva de gases. É por isso que aqueles que são intolerantes à lactose produzem mais da substância fedorenta depois de comer laticínios.

Apesar do efeito desagradável dos puns, há algo potencialmente maravilhoso por trás da flatulência. Por exemplo, acredita-se que o sulfeto de hidrogênio fedorento, um dos gases que mais contribuem para o cheiro ruim dos puns, protege as células do corpo de uma série de condições graves, como problemas nas articulações.

Leia Também: Por que não lembramos de quando éramos bebês?
Leia Também: É verdade que o mel nunca estraga?

Os pesquisadores estão trabalhando em uma maneira de criar um composto que forneça níveis apropriados desse gás (que pode ser tóxico em excesso) para benefícios médicos, ou seja, um dos principais culpados por trás do odor de ovo podre dos puns pode salvar vidas algum dia. Pense nisso da próxima vez que alguém soltar um torpedo daqueles em um ambiente apertado!

Quem diria que entender por que os puns fedem poderia ser interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Estrelas piscam

Por que as estrelas piscam?

Planeta interestelar

O que é um planeta interestelar?