no ,

Os lasers são usados como sistema de segurança?

Os lasers são muito utilizados no cinema para destacar a segurança de um local, mas será que eles são usados assim na vida real?

Se você já assistiu a algum filme de ação, eu tenho certeza que já viu uma daquelas cenas onde o vilão ou o protagonista entra em uma sala escura cheia de lasers vermelhos se cruzando. Eles funcionam como uma armadilha, e a partir do momento que você encosta em um, uma sirena muito alta começa a tocar.

Continua após a publicidade..

Bom, apesar de tudo ser extremamente exagerado na ficção, muitas das coisas que vemos na tela são baseados em algo real, e daí que surge a dúvida se os lasers são realmente usados como sistemas de segurança na vida real. Bom, é exatamente isso que vamos falar hoje, vamos lá?

LASER 1

O que é um laser?

Antes de falar se um laser pode ser usado ou não como um meio eficaz de segurança, é importante que você saiba primeiro o que é um, não é mesmo? Então vamos conceituar para você.

Laser é uma projeção de luz fixa que gera um feixe brilhante e linear. Como você já deve saber, luz não faz curva, dessa forma, absolutamente todos esses feixes são retos, apenas a direção deles que será alterada — seja na diagonal, vertical ou horizontal.

Continua após a publicidade..

Leia também: Por que o local picado por um mosquito coça?

LASER 2

Existem sistemas de segurança envolvendo lasers?

Essa, com certeza, é uma dúvida que várias pessoas tem e para ser bem direto, a resposta é: Sim, eles podem ser sim usados como sistema de segurança. Mas calma, não é nada parecido como os que você ver nos filmes de ação de Hollywood.

Como o intuito desse sistema é ser altamente seguro e confiável, na vida real, eles não são tão visíveis e chamativos quanto no cinema. Sendo normalmente invisíveis, uma vez que alguém indesejado entra no local — onde ele não saberá que existem lasers — ele disparará um alarme que muitas das vezes é silencioso e não irá perceber. A polícia ou os agentes de segurança chegaram de forma rápida e eficaz e o pegarão no ato ilegal, e ele será detido.

Continua após a publicidade..

Assim, na prática, eles parecem muito mais eficazes do que linhas em um vermelho vibrante que entregam sua localização e soam um alarme barulhento quanto tocadas, não é mesmo?

Leia também: 5 jogos antigos que você precisa conhecer

LASER 3

Bom, como deu para perceber, os lasers são usados de uma forma similar e, ao mesmo tempo, diferente dos filmes para a vida real. Enquanto eles são altamente chamativos no cinema, funcionam de formas mais silenciosas e imperceptíveis em locais reais.

É claro que eles são utilizados para proteger itens que precisam de uma alta segurança, então podemos imaginar seu uso em locais como bancos, mansões e cofres que guardam bens muito preciosos.

Você sabia que os lasers eram utilizados realmente como sistemas de segurança? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

TOM CAPA

Tom Holland: As melhores curiosidades sobre o ator

Deuses mitológicos.

Por que os deuses gregos e romanos são tão parecidos?