no

O que é tundra?

Neste artigo, analisaremos as principais características da tundra e como se dá a sobrevivência nesse bioma.

Quando vemos uma região com muitas árvores e animais, uma das primeiras coisas que podemos concluir é que esses locais oferecem alimentos e temperaturas propícias para a manutenção da vida local. No entanto, existem certos biomas que abrangem alguns dos lugares mais hostis para a sobrevivência, sendo que um bom exemplo disso é a tundra.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, analisaremos as principais características da tundra e como se dá a sobrevivência nesse bioma.

Conceituando a tundra

o que e tundra 1
Foto: Pixabay

A tundra é um tipo de bioma caracterizado por climas muito frios, ventosos e secos. Esse bioma é amplamente conhecido pelo fato de praticamente impedir o crescimento de árvores, já que poucas plantas conseguem prosperar em meio a temperaturas tão baixas e em estações de crescimento tão curtas. Desse modo, a vegetação na tundra é limitada a pequenos arbustos, gramíneas, musgos e líquens.

De acordo com a National Geographic, a palavra “tundra” deriva da palavra finlandesa “tuturia”, que significa “colina estéril” ou “sem árvores”. A temperatura média nas regiões de tundra varia entre 8°C e 5°C, mas pode atingir a gélida marca de −50°C em algumas regiões específicas durante o inverno.

Continua após a publicidade..

Basicamente, existem três tipos principais de tundras, todas elas baseadas nos locais onde elas se encontram: ártica, alpina e antártica. A tundra ártica, como seu nome já sugere, é encontrada perto do Círculo Ártico e inclui as porções mais setentrionais da Rússia e do Canadá. A alpina, por sua vez, pode ser encontrada em áreas que possuem altas cadeias montanhosas. Já a Antártica, como o próprio nome já diz, fica na Antártida.

Alguns animais comuns das tundras incluem cabra-das-rochosas, raposas-do-ártico, ursos polares, lobos cinzentos, renas e bois almiscarados. Esses animais geralmente se dão bem nessas regiões porque desenvolveram formas especiais de adaptação ao ambiente notoriamente hostil.

Continua após a publicidade..

As mudanças sazonais da tundra

Tundra
Foto: Pixabay

Durante a maior parte do ano, as terras da tundra vivem cobertas de neve. Na verdade, a tundra geralmente apresenta uma camada chamada “permafrost“, composta de um solo congelado que pode se estender por mais de 300 metros abaixo da superfície do chão.

Esta camada fica frequentemente congelada durante todo o ano, mas em algumas áreas mais quentes, a camada superior da tundra pode derreter durante o verão. Quando isso acontece, pântanos e pequenos lagos se formam, atraindo a vida selvagem da região.

Além disso, as flores silvestres também podem desabrochar, transformando temporariamente o que era um local totalmente congelado em uma bela paisagem.

Uma palavra final

o que e tundra 3
Foto: Pixabay

Por mais difícil que seja a sobrevivência de plantas e animais selvagens na tundra, a coisa toda se torna ainda mais complicada para os seres humanos. Por isso, há muito poucas pessoas que vivem nesse bioma ou perto dele. Apenas alguns povos indígenas nas regiões árticas costumam apenas caçar nesses locais.

Leia Também: Por que existe um copo específico para cada tipo de bebida?
Leia Também: O que acontece se uma mulher tomar Viagra?

Curiosamente, recursos minerais como petróleo e minérios já foram encontrados em tundras, mas o seu clima adverso geralmente torna a tarefa de extrair esses recursos praticamente inviável em termos financeiros.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cancún, México

12 curiosidades incríveis sobre o México

quem inventou o plastico

Quem inventou o plástico?