no

Qual a diferença entre uma tempestade de neve e uma nevasca?

Embora apresentem algumas semelhanças, tempestade de neve e nevasca são distintas em vários aspectos.

Em algumas partes do hemisfério norte, o inverno costuma ser caracterizado por um enorme acúmulo de neve. Muitos residentes das regiões afetadas cavam seu caminho para sair de um verdadeiro apocalipse branco. Mas, afinal de contas, o que causa tudo isso é uma tempestade de neve ou uma nevasca? Qual a diferença entre os dois termos?

Continua após a publicidade..

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar as principais diferenças entre tempestade de neve e nevasca e o que torna um fenômeno mais destruidor que o outro.

Tempestade de neve e nevasca
Foto: Pixabay

Quais são as diferenças entre tempestade de neve e nevasca?

Uma tempestade de neve é comumente vista como evento climático típico do inverno de parte do hemisfério norte. Na prática, ela pode envolver neve, granizo, gelo ou chuva congelante, além de ser acompanhada por temperaturas muito frias. Tempestades de neve podem resultar em superfícies perigosas e más condições de direção, portanto, não devem ser encaradas com displicência.

Uma nevasca, por outro lado, traz consigo uma grande violência ambiental. Para atender ao padrão de uma nevasca, as condições precisam envolver três eventos climáticos: os ventos devem ser sustentados a 55 quilômetros por hora ou mais, a neve deve reduzir a visibilidade drasticamente e as condições devem durar pelo menos três horas.

Continua após a publicidade..

É importante deixar claro que nem sempre uma é necessariamente mais severa que a outra. Uma nevasca, por exemplo, pode criar pouca visibilidade e ventos fortes por algumas horas, mas não deixar muita acumulação de neve em alguns casos. Na verdade, uma nevasca pode nem envolver uma queda de neve ativa se a neve existente estiver sendo soprada pelo vento.

Ainda assim, no geral, as nevascas tendem a ser mais ameaçadoras que as tempestades de neve, já que as condições podem piorar tanto ao ponto em que a visibilidade pode chegar a quase zero, se falar que seus fatores de resfriamento do vento podem provocar congelamento ou hipotermia na população.

Continua após a publicidade..
diferenca entre tempestade de neve e nevasca 2
Foto: Pixabay

Quais são os principais impactos de uma tempestade de neve e uma nevasca?

O efeito mais comum de uma nevasca é o branqueamento total do ambiente. Isso ocorre devido a um fenômeno científico em que a luz do sol é refletida em todas as direções pela neve e pelo gelo. Flocos de neve, gotículas de névoa e partículas de gelo suspensas no ar aumentam o efeito ao ponto em que o senso de direção, a percepção de profundidade e o equilíbrio parecem se perder.

Durante uma nevasca, o céu e a terra parecem ter se mesclado com um lençol branco envolvendo tudo ao redor. Nevascas podem provocar muitos danos, pois atrapalham o deslocamento de pessoas e podem causar perda de vidas, diminuição da produtividade devido à incapacidade de chegar aos locais de trabalho, fechamento de escolas, fechamento de aeroportos, atraso na entrega de produtos, etc.

Tempestades de neve também causam estragos nas regiões afetadas. Acidentes de carro são bastante comuns por conta das estradas escorregadias, sem falar que pode haver quedas de energia por dias a fio. Além disso, a comunicação pode ser interrompida com danos às linhas telefônicas e até mesmo as colheitas são arruinadas.

Voar também se torna perigoso sob essas condições por causa do graupel, uma precipitação de neve que cai na forma de pequenas esferas de gelo. As aeronaves ficam particularmente ameaçadas quando passam por uma nuvem de tempestade porque suas esferas de gelo podem danificar a aeronave.

diferenca entre tempestade de neve e nevasca 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Com tudo isso em mente, uma pergunta que persiste é: as nevascas e as tempestades de neve se tornarão mais frequentes no futuro como resultado das mudanças climáticas? Bem, é difícil saber com certeza, mas o aquecimento dos oceanos pode aumentar o contraste entre o ar quente da costa e o ar mais frio da terra, o que pode ampliar a frequência desses fenômenos.

Leia Também: Decorações de Natal podem ser perigosas para os animais de estimação?
Leia Também: O que é positividade tóxica?

Ainda assim, o fato é que eventos do tipo não são novidade. Na notória Grande Nevasca de 1888, o nordeste dos Estados Unidos foi atingido por camadas de neve com mais de 15 metros de altura e ventos de até 72 km/h. Na ocasião, o sistema ferroviário foi interrompido e as pessoas ficaram confinadas a suas casas por uma semana.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

História da maçã e Isaac Newton

É verdade que uma maçã caiu na cabeça de Isaac Newton?

Dinheiro e felicidade

Afinal, o dinheiro compra felicidade?