no

12 curiosidades incríveis sobre o Nepal

O Nepal é um país bastante conhecido por suas regiões montanhosas, mas que também abriga muitas outras características dignas de nota.

Espremido entre a Índia e o Tibete, o Nepal é um país bastante conhecido por suas regiões montanhosas. No entanto, o que pouca gente sabe é que esse país abriga muitas outras características dignas de nota, incluindo uma bandeira de formato incomum e um calendário diferenciado.

Neste artigo, você conhecerá um pouco da história, geografia e cultura do Nepal através de doze fatos curiosos relacionados a esse país.

1. O Nepal é provavelmente mais conhecido por suas montanhas cobertas de neve. De fato, esse país conta com os oito picos que compõem as dez das montanhas mais altas do mundo, todos eles com mais de 8 mil metros de altura. Com 8.848 metros de altura, o Monte Everest é a montanha mais alta e famosa do mundo. Os outros sete picos incluem Kanchenjunga, Lhotse, Makalu, Cho Oyu, Dhaulagiri I, Manaslu e Annapurna I.

curiosidades incriveis sobre o nepal 1

2. Ao contrário de seus vizinhos, o Nepal nunca chegou a ser colonizado. Embora a Companhia Britânica das Índias Orientais tenha tentado colonizar o Nepal três vezes, nunca obteve êxito. Mais tarde, um tratado de paz foi concluído entre a Grã-Bretanha e o Nepal foi declarado um país soberano.

3. O Nepal tem muitos lagos, muitos dos quais estão em altitudes elevadas. O Lago Tilicho, localizado a 4.949 metros de altitude no distrito de Manang na Cordilheira Annapurna, é o lago mais alto do país.

4. Siddhartha Gautama, considerado o “Supremo Buda” na maioria das tradições budistas, nasceu em Lumbini, uma aldeia nepalesa nas planícies de Terai do sul do Nepal, em 563 a.C. O imperador indiano Ashoka erigiu na região um pilar comemorativo com uma inscrição atestando isso, que ainda está lá hoje. Hoje, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, descrito como “um dos lugares mais sagrados de uma das grandes religiões do mundo”.

curiosidades incriveis sobre o nepal 2
Foto: Piqsels

5. Ainda que seja um lugar importante para o budismo, o Nepal tem o hinduísmo como religião mais praticada. Cerca de 80,6% da população é hindu, 10,7% budista e 4,2% muçulmana, enquanto que 3,5% se identifica com outras religiões.

6. O Nepal é tão rico em sua herança cultural que abriga 80 grupos étnicos e 123 línguas nativas.

7. O Nepal é o único país do mundo com uma bandeira não retangular. Ela é composta por dois triângulos, com um segmento superior representando um sol e uma meia lua (que significaria o momento do crepúsculo) e a parte de baixo com um sol solitário. Existem muitas teses sobre o significado de tais símbolos, mas é geralmente aceito que os astros fazem alusão ao sentimento de esperança carregado pelo povo nepalês. Além disso, há quem diga que eles representam as duas principais religiões do país: hinduísmo e budismo.

Bandeira do Nepal
Foto: Piqsels

8. Seja parapente, rafting, caiaque, maratonas de alta altitude, bungee jumping, mountain bike ou montanhismo, o Nepal é um lugar muito procurado pelos adeptos de esportes radicais.

9. A indústria do turismo é bastante grande no Nepal. Cerca de 25% da receita do país vem do turismo.

10. O aeroporto de Lukla é o principal aeroporto de acesso para quem deseja visitar o monte Everest. Por estar situado em uma encosta da montanha, apresentando uma pista bastante curta e inclinada, esse é considerado um dos aeródromos mais perigosos do mundo e só pode ser utilizado por um número restrito de aeronaves e pilotos.

curiosidades incriveis sobre o nepal 4
Foto: Petr Meissner

11. O Nepal tem seu próprio calendário que está 57 anos e 8,5 meses à frente do calendário gregoriano. Então, o ano de 2022 é para os nepaleses o ano de 2079! Além disso, o Ano Novo Nepalês é comemorado em meados de abril do nosso calendário.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Nauru
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Namíbia

12. Nenhuma discussão sobre o Nepal estaria completa sem mencionar a lenda do Yeti. Os tibetanos do Himalaia chamam os Yetis de “Jigou”, que seria um grande primata bípede que se acredita ser encontrado nesta região. Embora os mosteiros locais afirmem ter alguns remanescentes dessas criaturas, os cientistas dizem que há muito pouca evidência factual para confirmar isso. No entanto, o folclore continua a dar atenção à lenda. Quem sabe um dia a gente não encontra um?!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que ouvimos o som do mar em conchas

Por que ouvimos o som do mar em conchas?

como limpar a tela do notebook corretamente

Como limpar a tela do notebook corretamente?