O Canadá é famoso por muitas coisas, desde sua diversidade inigualável até suas paisagens de tirar o fôlego. De fato, em termos de território, trata-se da maior nação do Hemisfério Ocidental e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de um conjunto de fatos interessantes sobre o Canadá.
1. De acordo com um estudo publicado na revista Nature em 2016, mais da metade dos lagos do mundo são encontrados no Canadá. O estudo mostrou que a maioria das áreas com alta densidade de lagos estão localizadas nas partes norte do Hemisfério Norte, como no norte do Canadá, Escandinávia, Rússia e Alasca. Somente em território canadense há mais de 879 mil lagos!
2. O Canadá é conhecido por sua beleza de tirar o fôlego e extensão infinita de paisagens intocadas. Portanto, não é surpresa o fato de que o país abriga uma grande quantidade de parques nacionais, mas seu tamanho pode surpreendê-lo. Por exemplo, o Buffalo National Park abrange um total de 583 km², o que o torna o segundo maior parque nacional do mundo. Curiosamente, ele é maior que países inteiros como Dinamarca, Holanda e Suíça.
3. Embora possua um território incrivelmente vasto, o Canadá é extremamente despovoado. De fato, cerca de 90% do Canadá é desabitado. Para efeitos de comparação, apesar de ser maior que os Estados Unidos, o Canadá tem apenas 11% da população dos EUA.
4. Fundada em 1695, as fortificações de Quebec City se estendem por quase 5 quilômetros de comprimento e a tornam a única cidade murada da América do Norte. Não só isso, mas a cidade também foi a primeira da América do Norte a se tornar um Patrimônio Mundial da UNESCO.
5. Chegando a 243.042 km, o Canadá possui a costa mais longa do mundo. Atrás estão os 54.716 km da costa da Indonésia, depois a Rússia com 37.653 km e os Estados Unidos com 19.924 km. Ou seja, embora a maioria das pessoas imagine o Canadá como uma nação puramente alpina, a costa é semelhantemente extensa.
6. Todo mundo sabe que o Canadá é frio, mas uma temperatura registrada em 1947 no território canadense de Yukon faz com que o restante do clima de inverno do Canadá pareça um período de férias relaxantes na praia. A temperatura de -63°C foi registrada na pequena vila de Snag em 3 de fevereiro de 1947. Para se ter uma ideia do tamanho da frieza, essa é aproximadamente a mesma temperatura da superfície de Marte!
7. Por ser um lugar notoriamente gelado, não é difícil imaginar que o Canadá tenha uma grande quantidade de ursos polares. No entanto, você sabia que aproximadamente 15.500 dos 25.000 ursos polares do mundo vivem no território do município canadense de Churchill? Isso faz com que muitas vezes a localidade seja cunhada como “a capital dos ursos polares”.
8. Embora a maioria das pessoas possa imaginar a Austrália como a capital mundial das cobras, a província canadense de Manitoba é a verdadeira detentora do título. Segundo o The New York Times, a cada primavera, mais de 70.000 cobras saem da hibernação para as pradarias de Manitoba. Graças a isso, a região possui a maior concentração de cobras do mundo!
9. O único vizinho terrestre deste país gigante são os Estados Unidos e, como ambos são muito grandes, é de se esperar que a fronteira entre ambos também seja enorme. De fato, é a fronteira sul é a mais longa entre dois países, abrangendo uma extensão de 8891 km.
10. O Canadá é um país altamente florestado, com florestas cobrindo 38% de todo o país, o que lhe confere uma das maiores coberturas florestais do mundo. Essas florestas contribuem para a posição do Canadá como um dos países com o ar mais limpo. As espécies de árvores dominantes incluem pinheiros e abetos.
11. A Grã-Bretanha não era a única potência colonial sedenta pelo poder na época dos dias pioneiros do Canadá. Havia também a França, que já foi dona de grande parte da América do Norte por um tempo. Isso não durou, mas o que perdura até hoje é a cultura e a língua da França. Hoje, o inglês e o francês são as línguas mais faladas no Canadá.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Camboja
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Camarões
12. O nome do país é derivado do termo “kanata”, que significa “assentamento” ou “aldeia” na língua dos iroqueses, os nativos da região. Infelizmente, grande parte dos indígenas foi morta ao longo do século XVI, durante as guerras com os mohawks que queriam o monopólio do comércio com os europeus na época.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉