Quer você prefira passar suas férias em terra ou no mar, você tem que admitir que os navios de cruzeiro são realmente inspiradores. E não importa o quão experiente você seja em cruzeiros, definitivamente há algumas coisas que acontecem nos bastidores que você provavelmente desconhece.
Dos necrotérios localizados abaixo do convés até a distância que esses navios navegam a cada ano, chegou a hora de conferir 12 fatos curiosos sobre os navios de cruzeiro.
1. O maior navio de cruzeiro do mundo, o Symphony of the Seas da Royal Caribbean, é composto por 18 decks, 2.759 cabines, 22 restaurantes e 24 piscinas. Ele também conta com bartenders robôs, uma tirolesa no nono andar, uma pista de patinação no gelo e um toboágua. O navio (que estreou em 2018) tem cerca de 362,12 metros de comprimento, 72,5 metros de altura e pesa 228,021 mil toneladas.
2. Todos os anos, um navio de cruzeiro médio cobre cerca de 135.000 km (ou 73.000 milhas náuticas para os especialistas em navegação). Na prática, isso significa que eles poderiam viajar ao redor do mundo cerca de três vezes e meia, ou chegar a mais de um terço do caminho até a Lua.
3. Os navios de cruzeiro estão sempre preparados para qualquer situação – até mesmo a morte! É por isso que, de acordo com o New York Post, alguns navios de cruzeiro são equipados com um necrotério que pode conter até três cadáveres. Desse modo, se alguém morrer a bordo, o navio poderá manter o corpo em condições adequadas até que ele aporte e outras providências possam ser tomadas.
4. A maioria dos navios de cruzeiro de grande porte também conta com uma prisão para manter os passageiros rebeldes encarcerados. De acordo com o Express, as pessoas responsáveis por crimes a bordo são mantidas na prisão até que possam ser entregues às autoridades no próximo porto.
5. Assim como médicos, soldados e outros profissionais, os membros da tripulação têm palavras-chave secretas que usam para se comunicar. Como o diretor de navio de cruzeiro da Royal Caribbean, Brandon Presser, escreveu na Bloomberg: “Alpha” é uma emergência médica, um “Bravo” é um incêndio e “Kilo” é um pedido para que todo o pessoal se dirija aos seus postos de emergência, o que acontece no caso de algum tipo de evacuação necessária.
6. Alguns navios de cruzeiro passam mais de 100 dias no mar. De fato, várias empresas agora oferecem cruzeiros de vários meses, incluindo o Ultimate World Cruise da Viking Ocean Cruises, que promete levar os hóspedes a 59 países em aproximadamente 245 dias. Se você quiser ir, entretanto, é melhor economizar seu dinheiro, pois aventura custa US $ 100.000.
7. O Titanic tinha apenas uma fração do tamanho dos navios de cruzeiro modernos. Comparado a quase todos os navios de cruzeiro da atualidade, o Titanic fica atrás em uma variedade de aspectos, desde seu tamanho até suas acomodações. Por exemplo, o Oasis of the Seas da Royal Caribbean, que fez sua viagem inaugural em 2009, é cerca de cinco vezes mais espaçoso do que o Titanic. Além disso, o Titanic só podia acomodar 2.229 convidados, enquanto que o Oasis of the Seas pode acomodar 5.400.
8. Os navios de cruzeiro viajam a uma velocidade média de 20 nós. Isso é o equivalente a 37,04 km/h, de acordo com Cruise Critic. Ainda assim, é importante deixar claro que a velocidade de um navio depende de vários fatores, desde a capacidade de seus motores até as condições do mar.
9. Não se surpreenda se o seu navio de cruzeiro mudar a rota para ajudar alguns pescadores necessitados. Às vezes, os navios de cruzeiro recebem um pedido de socorro e traçam um curso alternativo para concluir o pedido de resgate. Mas não se preocupe em ter que participar do socorro, afinal, a tripulação do seu navio certamente será altamente treinada para lidar com esse tipo de situação.
10. O Prinzessin Victoria Luise, um navio de passageiros alemão, foi o primeiro navio de cruzeiro oficial a zarpar no verão de 1900. Embora seu tamanho seja mais semelhante a um iate particular do que qualquer transatlântico moderno, ele foi revolucionário em sua ideia de fazer com que os passageiros pudessem se deleitar em destinos idílicos no conforto de um navio de luxo.
11. Após a tragédia do Titanic, mais equipamentos de segurança foram adicionados em todos os navios. Ironicamente, isso ajudou a provocar um desastre a bordo do SS Eastland, um navio de cruzeiro que atravessava os Grandes Lagos em 1915. Na ocasião, o navio estava equipado com botes salva-vidas extras, jangadas e coletes salva-vidas para os 2.570 passageiros. O problema é que todo o peso do equipamento extra contribuiu para que o navio naufragasse, causando a morte de 844 pessoas.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre as cores
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre bruxas
12. Se você deseja nada mais do que passar toda a sua vida no mar, você pode realizar esse sonho a bordo do The World, um transatlântico de luxo que oferece residência permanente para 165 moradores. Os residentes a bordo do The World podem velejar para quase todos os cantos do globo, ao mesmo tempo em que se divertem com o fato de que nunca mais terão que viver em uma casa sem litoral novamente.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉