As Bahamas estão entre os melhores destinos de férias do mundo. Sua beleza, o clima fantástico e o fato de existirem tantas ilhas para explorar (700 no total) fazem parte do pacote que torna este arquipélago tropical tão especial.
Mesmo com sua popularidade, o fato é que ainda existem algumas coisas que poucos sabem sobre as Bahamas. Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos curiosos sobre a história, geografia e cultura local.
1. Conforme a história conta, Cristóvão Colombo “descobriu” o novo mundo chegando nas Bahamas em 12 de outubro de 1492 na tentativa de encontrar uma rota alternativa para as Índias. Diz-se também que quando o genovês lá chegou, já estavam presentes os nativos taínos, parentes próximos da tribo sul-americana dos palicures.
2. Durante o auge da pirataria, entre os anos 1600-1700, os piratas saqueavam constantemente os navios mercantes que viajavam pelos portos das Bahamas em busca de ouro e outros bens valiosos. Este caos continuou até 1718, quando o capitão britânico Woodes Rogers foi nomeado governador e conseguiu afastar ameaças da Espanha e combater piratas ao mesmo tempo.
3. As Bahamas são conhecidas pelas suas praias, que são constantemente banhadas pelo Sol, mas um fato curioso é que já nevou por lá. Isso ocorreu em 17 de janeiro de 1977, quando uma onda de frio varreu o sul da Flórida e levou o clima friorento até as Bahamas. Naquele dia, pela única vez na história, neve caiu na cidade de Freeport. A neve não chegou a se acumular, mas os flocos de neve realmente caíram do céu!
4. As Bahamas são um dos pouquíssimos lugares no mundo onde você pode encontrar praias de areia rosa. Harbour Island, localizada ao nordeste de Eleuthera, é um dos melhores lugares para encontrá-las.
5. Uma teoria sugere que o nome Bahamas é derivado do termo taíno “ba ha ma” (“grande terra média alta”), que era um termo usado para descrever a região por parte dos nativos. Outra hipótese é que o termo veio do espanhol baja mar (“águas rasas”, ou “maré baixa”) refletindo as águas rasas da região.
6. Quase todas as terras nas Bahamas são feitas de recifes de coral elevados ou bancos de areia. Como resultado, há pouquíssima elevação em todo o país, de modo que o ponto mais alto é o ‘Monte’ Alvernia, que é um recife elevado que conta com cerca de 60 metros de altura.
7. Realizado no Natal e no Ano Novo, o Junkanoo é um grande evento anual das Bahamas. A celebração pode ser descrita como a versão bahamense do carnaval como o conhecemos, com música, fantasias, bandas ao vivo, instrumentos tradicionais, festas, desfiles, carros alegóricos e muita animação.
8. As Bahamas são uma grande atração para embarcações por causa de suas leis fiscais. De fato, as operações e receitas associadas aos navios registrados sob a bandeira do país são totalmente isentas de impostos, assim como os ganhos de capital obtidos através da venda de embarcações. Além disso, por causa de sua grande dependência do turismo, o país não cobra impostos sobre receitas ou vendas. A maior parte de seu orçamento vem de tarifas sobre mercadorias importadas e de turistas que visitam o país.
9. Feitas principalmente de calcário, as ilhas das Bahamas são repletas de cavernas que foram criadas há milhares de anos, quando os mares estavam cerca de 30 metros mais baixos do que hoje. Atualmente, esses locais são muito procurados pelos adeptos da prática de mergulho em cavernas.
10. Há um punhado de ilhas no Caribe que são conhecidas por atrair os ricos e famosos, e as Bahamas estão no topo dessa lista. A nação insular ainda oferece oportunidades para que os milionários possam comprar suas próprias ilhas particulares. Oprah Winfrey, Michael Jordan e muitas outras celebridades já fizeram isso.
11. O território das Bahamas deveria ser maior, pois quando a nação se tornou independente do Reino Unido em 1973, a parte restante do arquipélago, as Ilhas Turcas e Caicos, permaneceu como um território britânico. Há um movimento pequeno, mas crescente, de pessoas que desejam que as Ilhas Turcas e Caicos se juntem às Bahamas.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Azerbaijão
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Áustria
12. Pode ser difícil decidir por onde começar a turistar em um país com mais de 700 ilhas esperando para serem exploradas. No entanto, muitas das ilhas são desabitadas, o que restringe as coisas significativamente. As melhores ilhas nas Bahamas para se visitar incluem New Providence, Paradise Island, The Exumas, The Abacos, Andros, Bimini, as ilhas Berry, Eleuthera e Harbour Island.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉