Fundada no ano de 1911 em Detroit, no estado americano do Michigan, a Chevrolet é certamente uma das montadoras de carros mais populares do mundo. De fato, grande parte da popularidade da Chevy vem do fato de que a marca possui uma história repleta de marcos interessantes que levaram ao seu sucesso contínuo.
Com isso em mente, nós do Zona Curiosa criamos uma lista com 12 fatos curiosos que você pode ainda não saber sobre esta antiga empresa de automóveis. Essas curiosidades certamente o ajudarão a ver esta empresa sob uma nova perspectiva à medida que você aprende mais sobre ela.
1. Louis Chevrolet era um mecânico que eventualmente se tornou um piloto de carros de corrida da Buick. William C. Durant, o fundador da General Motors, viu seu talento e decidiu se associar a ele para criar uma nova empresa carregando o seu sobrenome, dando origem à marca Chevrolet.
2. Apesar da parceria aparentemente vantajosa para ambos, Durant tinha a visão de criar carros acessíveis que toda a classe média pudesse comprar, enquanto que Louis Chevrolet tinha o desejo de fazer veículos de alto rendimento. Devido a essas diferenças, Louis Chevrolet eventualmente deixou a empresa, mas nunca foi capaz de construir uma marca tão grande quanto aquela que carrega o seu sobrenome até hoje.
3. O Suburban Carryall foi o primeiro SUV a chegar ao mercado e detém o recorde da linha de SUVs mais antiga. Ele foi apresentado ao mercado em 1933 e contava com assentos removíveis e espaço extra para carga e passageiros.
4. O logotipo da Chevy foi apresentado em 1913 por William Durant, mas a história por trás da famosa “gravatinha” é um tanto complexa. São três histórias distintas, sendo que uma vêm do próprio Durant, outra de sua esposa e outra de sua filha. Durant afirmou que a inspiração veio do papel de parede de um hotel em que ele se hospedou durante sua estada na França. Sua filha, por outro lado, disse que foi o desenho escolhido dentre um de seus muitos rabiscos. Por último, há quem dê crédito à história de sua esposa, que dava a entender que Durant roubou o desenho da Coalettes, uma empresa de carvão.
5. A Chevy pode até ser uma marca bem-sucedida nos dias de hoje, mas o primeiro modelo da empresa foi um fracasso. O Chevrolet Classic Six foi projetado para rivalizar com o Model T da Ford, mas era bem mais caro e, consequentemente, não vendeu nada bem.
6. A picape mais rara da Chevrolet é a Silverado Intimidator SS de 2006. Essa caminhonete foi criada em homenagem a Dale Earnhardt, um piloto de carros de corrida que morreu num acidente da NASCAR em 2001. Apenas 1.333 picapes da linha Silverado Intimidator SS foram vendidas ao público.
7. Em meados da década de 1960, a corrida espacial estava com força total e qualquer coisa relacionada a ela era muito popular entre o público em geral. Sem dúvida, foi isso o que inspirou a Chevy a apresentar o veículo conceitual Turbo Titan II. O automóvel possuía “assentos de astronauta” e um painel que contava com um volante duplo (imagem abaixo).
8. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Chevrolet decidiu parar de produzir veículos civis para que eles pudessem se concentrar na ajuda ao esforço de guerra (que também era mais lucrativo por conta dos enormes investimentos feitos pelo governo americano). Os executivos da Chevy facilmente converteram sua planta em uma fábrica industrial para produzir vários itens relacionados à guerra.
9. No período da Segunda Guerra Mundial, a Chevrolet focou seus esforços principalmente na construção dos carros blindados T-17 Staghound, mas também ajudou na criação de motores de avião, projéteis de artilharia, fundição de ferro e muito mais. A empresa também contava com uma fábrica de peças de reposição para os veículos civis existentes, mas fora isso, seus executivos estavam realmente de olho nas grandes quantias de dinheiro que a guerra prometia colocar em seus bolsos.
10. Pouca gente sabe, mas o Camaro foi originalmente denominado Panther. Embora o nome “Camaro” seja uma gíria francesa que pode ser traduzida como “camarada”, a Chevrolet sempre comercializou o veículo como um animal cruel que rivaliza constantemente com o Mustang.
11. Quando a Chevrolet estava pronta para dar início à venda do Chevy Vega, os executivos da empresa perceberam que precisavam de uma maneira de tornar o transporte dos veículos mais acessível. Então, eles descobriram uma maneira de transportar esses carros verticalmente, em vez de horizontalmente, o que lhes permitiu colocar o dobro da quantidade de veículos nos vagões, barateando os custos do frete.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Porsche
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a BMW
12. O Chevrolet Corvette ZR1 de 2019 é um verdadeiro demônio da velocidade, carregando consigo o status de carro mais rápido já produzido pela Chevy. Esse supercarro é equipado com um motor de 6,2 litros de 765 HP que conta com uma transmissão manual de sete velocidades ou uma opção automática de oito velocidades. Sua velocidade máxima é estimada em 338 km/h.
Uma marca que certamente tem muita história para contar, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉