no ,

12 curiosidades incríveis sobre a boneca Barbie

Chegou a hora de ficar por dentro do início imodesto da Barbie, suas ambições profissionais, seus inúmeros animais de estimação e muito mais.

Boneca Barbie
Foto: Pixabay

A Barbie pode até parecer jovem, mas essa boneca icônica possui mais de 60 anos de história. Embora a Barbie seja um dos brinquedos mais conhecidos que o mundo já viu, ainda existem muitos fatos sobre ela que dificilmente são do conhecimento comum.

Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos interessantes sobre aquela que é indiscutivelmente a boneca mais famosa do mundo.

1. Embora a Barbie possa parecer tão americana quanto uma torta de maçã, ela foi inspirada em uma boneca alemã chamada Bild Lilli que, por sua vez, foi baseada em uma história em quadrinhos dos anos 50. Com algumas modificações, nasceu a Barbie, idealizada pela empresária estadunidense Ruth Handler.

Foto: Wikimedia Commons

2. De certo modo, temos que agradecer a Barbara Handler, filha dos co-fundadores da Mattel, Ruth e Elliot, pela Barbie. Quando Bárbara era criança, ela brincava horas a fio com bonecas de papel. De acordo com o site da Mattel, “isso despertou a visão de Ruth de criar uma boneca de plástico para as meninas realizarem seus sonhos”.

3. Em homenagem a sua fonte de inspiração (sua filha Barbara), Ruth Handler decidiu colocar o mesmo nome na boneca. Ironicamente, a Barbara real tinha 17 anos quando a boneca estreou e, portanto, não estava particularmente interessada em ser associada a um brinquedo.

4. O boneco Ken fez sua estreia em 11 de março de 1961 como o namorado da Barbie. Ruth Handler nomeou o boneco em homenagem a seu filho, Kenneth Handler, então, embora Ken e Barbie sejam namorados, eles têm o nome de irmãos.

Foto: Pixabay

5. Christie é uma das amigas mais antigas da Barbie. Ela também foi a primeira boneca afro-americana introduzida como parte da linha de bonecas em 1968. Exceto por um breve êxodo na década de 2000, Christie tem feito parte do extenso universo da Mattel desde seu lançamento.

6. Ao longo de sua história, a Barbie teve um número impressionante de empregos, trabalhando em campos como artes, negócios, política e ciências, para citar alguns. Para se ter uma ideia, ela já foi professora de língua de sinais, embaixadora do UNICEF e até rapper. Até o momento, ela tem mais de 200 carreiras em seu currículo aparentemente interminável.

7. Barbie tem milhares de colecionadores dedicados. No entanto, sua maior fã e colecionadora mais devotada é uma alemã chamada Bettina Dorfmann (vídeo abaixo), que acumulou mais de 15.000 bonecas desde que recebeu sua primeira em 1966, quando tinha cinco anos de idade.

8. Em 2015, a Mattel lançou a Hello Barbie, que permitia aos consumidores fazer perguntas à boneca e obter respostas. O objeto gerou muita controvérsia, pois alguns críticos questionavam se isso violava ou não a privacidade das crianças e dos pais, considerando que as vozes das pessoas falando com a boneca poderiam ser gravadas e armazenadas. Outros temiam que hackers pudessem usar a conexão WiFi para, de alguma forma, obter dados e informações valiosas.

9. Barbie adora animais de estimação. De acordo com o The Things, ela já teve 21 cães, 14 cavalos, 6 gatos, 3 pôneis, um papagaio, um panda, um chimpanzé, uma girafa e uma zebra.

10. Uma boneca Barbie é vendida a cada três segundos. De acordo com o The Telegraph, isso significa que o número dessas bonecas no mundo poderia circunavegar o globo mais de seis vezes, se empilhadas ordenadamente.

Boneca Barbie
Foto: Pixabay

11. Considerando o fluxo constante de comerciais de TV que a Mattel produziu para a Barbie desde sua estreia, não é surpreendente saber que algumas celebridades tenham conseguido grandes oportunidades através dos comerciais da boneca. Mila Kunis, Fergie e Maureen McCormick são apenas algumas das celebridades que figuraram nos anúncios da boneca antes de se tornarem nomes conhecidos.

Leia Também: 12 curiosidades surpreendentes sobre quartos de hotel
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre os piratas

12. A Barbie original tinha os lábios franzidos que a faziam parecer muito séria. Foi somente em 1971 que a Mattel apresentou a primeira versão da boneca a sorrir com os dentes devidamente à mostra.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Adolescentes rebeldes

Por que adolescentes costumam ser rebeldes?

Livros de ficção

Como os livros de ficção afetam nosso cérebro e comportamento?