no

A origem do Bicho-papão

O bicho-papão é um medo comum de todas as culturas. Mas você sabe qual a origem dessa lenda?

O bicho-papão é um dos elementos mais usados para assustar as crianças e tentar impedi-las de ter mau comportamento, normalmente vistos como assombrações noturnas e que tem como locais preferidos ambientes escuros, como dentro de armários e debaixo das camas.

A aparência do bicho-papão é algo que muda bastante e como mostrado na saga de filmes Harry Potter, eles assumem a forma daquilo que você mais tem medo. Por isso hoje, vamos tentar desvendar a origem do bicho-papão, vamos lá?

bicho-papão

O que é o bicho-papão?

O bicho-papão é a representação do medo e pode ter várias formas que variam de pessoa em pessoa e de cultura em cultura. Normalmente ele é usado apenas como uma forma de tornar as crianças mais obedientes aos seus pais, mas isso não significa que gere menos trauma nas crianças.

Às vezes podendo ser criaturas pequenas o suficiente para ocupar espaços como buracos no jardim ou grandes o suficiente para conseguir arrastar as crianças até o desconhecido. Em algumas culturas, ele está relacionado a mitos da região, como alguma espécie de demônio e em outras ele é apenas um espírito travesso que tem como alvo os menores.

Bicho-papão também é usado para descrever qualquer coisa que gere tensão ou medo, e também se utilizada dele para descrever alguns vilões do terror.

Leia também: O que é uma ‘creepypasta’?

BICHO 2

Origem do bicho-papão

Existem relatos desse monstro fictício desde o século XV, porém é quase certo que as primeiras histórias sejam datadas desde muito antes disso, existindo desde os primeiros temores da humanidade, como a escuridão da noite, por exemplo.

Por ser um elemento da cultura popular tão explorado, é praticamente impossível saber de qual parte do mundo ele surgiu, mas acredita-se que sua origem esteja provavelmente relacionada a mesma naturalidade de um ser da cultura inglesa chamado ‘Hobgoblin’.

Os hobgoblins são criaturas/espíritos que fazem pequenas tarefas nas casas durante a noite, serviços como dobrar uma roupa, tirar o pó da casa e lavar alguns pratos. Inicialmente eles eram conhecidos como inofensivos, mas passaram a ser demonizados quando o cristianismo começou a se espalhar.

Os bicho-papões mais conhecidos

Cuca: A bruxa com aparência de um jacaré fêmea se imortalizou no folclore nacional por conta do Sítio do Picapau Amarelo. Em sua história, ela busca as crianças que não querem dormir para fazer sopa com elas em seu grande caldeirão. Esse ser ganhou uma nova versão na série ‘Cidade Invisível’ da Netflix.

Homem do saco: A lenda diz que esse homem carrega várias crianças em um saco nas suas costas. Esse bicho-papão é muito popular na America Latina e também existem equivalentes a ele em outras partes do mundo.

O homem das sete horas: O bicho-papão mais famoso do Canadá é um ser que passa todos os dias as sete horas capturando as criancinhas que ainda não estão dormindo nesse horário.

Buba: É um monstro albanês que tem a forma de uma serpente e devora as crianças que não obedecem às suas mães.

Baba Yaga: Na região da Rússia, a terrível bruxa que mora em uma casa sem portas e que se levanta em dois pés de galinha é o terror das crianças, segundo a lenda ela vai buscar as crianças mal comportadas.

Leia também: 10 curiosidades sobre os gatos

BICHO 3

Por estimular o medo das crianças, o bicho-papão acaba se tornando de certa forma eficaz, mas é melhor ter cuidado com o que você conta para a sua criança, pois isso pode gerar um trauma que talvez ela carregue por toda a sua vida.

É sempre importante ressaltar que todas essas histórias, na verdade são apenas grandes ficções e nenhuma delas tem algo relacionado a realidade.

Mas e você, qual é/foi o seu bicho-papão? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Árvores de Natal: As 8 Melhores Curiosidade Sobre Elas

Árvores de Natal: As 8 Melhores Curiosidade Sobre Elas

REAL CAPA

A história por trás da mulher na cédula do real