no ,

A casca da manga é comestível?

Casca da manga costuma ter um sabor amargo e conta com uma toxina que pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Foto: Pixabay

Quando se trata de frutas como maçãs e uvas, a maioria das pessoas sabe que comer a casca é totalmente seguro e até nutritivo. Do outro lado do espectro, as pessoas sabem que frutas como abacaxi devem ser descascadas antes de consumidas por razões óbvias. Entretanto, no meio dessa faixa, estão as frutas que são um pouco mais difíceis de classificar, como no caso da casca da manga.

De um modo geral, poucas cascas de frutas são perigosas para comer, embora seu sabor nem sempre seja excessivamente agradável. As mangas se encontram exatamente nessa faixa e há uma série de fatores a serem considerados antes de decidir morder uma dessas guloseimas tropicais, como veremos ao longo deste artigo.

Foto: Pixabay

A casca da manga é tóxica?

Embora a casca da manga não seja considerada perigosa para comer, ela contém uma toxina muito específica que raramente é encontrada na natureza, chamada urushiol. Este é o mesmo composto químico encontrado na hera venenosa que pode causar inflamação e vermelhidão na pele.

De acordo com o Womens’sHealth, embora a quantidade de urushiol na casca das mangas seja muito pequena, se você for muito sensível a esse composto, essa pequena quantidade será suficiente para causar inflamação e desconforto gastrointestinal.

Com exceção do urushiol, os outros ingredientes ativos e antioxidantes encontrados na casca das mangas (como valiosos compostos polifenólicos e carotenoides) ajudam a reduzir o estresse oxidativo e prevenir doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Além dos antioxidantes benéficos na casca, estudos também encontraram altos níveis de vitamina C, vitamina E e fibra alimentar. Na prática, esses nutrientes podem ajudar na manutenção do sistema imunológico, na saúde da pele e nas funções gastrointestinais.

Casca da manga
Foto: Pixabay

A casca da manga é boa para comer?

A questão de saber se é ou não seguro comer casca de manga deveria ser precedida pela pergunta real: comer casca de manga realmente vale a pena?

Bem, não só existe a possibilidade de uma reação alérgica negativa aos compostos da pele, mas a casca dessaf ruta também tem um toque ligeiramente ceroso e borrachento, bem como um sabor amargo, que pode ser mais forte ou mais fraco dependendo da maturidade da fruta. Além disso, a natureza fibrosa da casca também significa que você precisará mastigá-la por um tempo, ao contrário da polpa macia, doce e deliciosa da fruta.

Então, se você está determinado a extrair todos os nutrientes de suas mangas, pode experimentar prepará-las de maneiras distintas para reduzir o amargor e as fibras duras. Cozinhá-las com outras frutas em um xarope, por exemplo, é uma forma de utilizar as cascas.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

De um modo geral, as cascas de frutas contam com muitos nutrientes, mas os benefícios insignificantes de comer casca de manga não compensam as suas desvantagens. Em outras palavras, é melhor experimentar as cascas de outras frutas e aproveitar somente a polpa das mangas.

Leia Também: Por que bebês com menos de um ano não devem consumir mel?
Leia Também: Por que as preguiças são tão lentas?

Além disso, as cascas de manga só devem ser consumidas se forem orgânicas, pois esta é uma das frutas mais comumente pulverizadas com pesticidas, que podem ser desagradáveis de consumir e potencialmente prejudiciais à saúde. Independente disso, o fato é que antes de comer qualquer fruta (com casca ou sem), é sempre aconselhável lavá-la bem.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Máquina de costura

Quem inventou a máquina de costura?

Aves em formação de V

Por que as aves voam em formação de V?