O verão é uma estação do ano que costuma trazer consigo tempestades acompanhadas de trovões que podem assustar os cães. De fato, se você adora cachorros, pode ser difícil ver seu filhote tipicamente calmo ficar estressado durante uma tempestade.
Embora alguns cães possam demonstrar apenas sinais leves de estresse, como lamber as próprias patas, outros podem ficar tão agitados durante as tempestades que podem acabar até causando danos à sua saúde.
Para entender melhor por que alguns cães odeiam trovões, continue lendo este post e descubra o que você pode fazer para tentar acalmar o seu amigo peludo.
Entendendo por que os cães têm medo de trovões
Treinadores e especialistas geralmente acreditam que os cães muitas vezes têm medo dos trovões simplesmente porque esses animais são muito mais sensíveis aos sons, até porque sua audição é muito mais poderosa que a nossa. Além disso, assim como fogos de artifício, os trovões são imprevisíveis, sem falar que geralmente são acompanhados de flashes de luz igualmente inesperados.
Também não podemos esquecer que há toda uma questão instintiva por trás disso. Basicamente, para os cães, é uma questão de sobrevivência ter medo de ruídos altos e querer encontrar abrigo em situações onde eles não sabem exatamente o que pode acontecer.
Por último, não podemos deixar de fora o fato de que os cães também são sensíveis a mudanças na pressão do ar e eletricidade potencialmente estática. Então, é possível que as tempestades provoquem mudanças ambientais que não são vistas ou sentidas por nós, mas que são identificáveis pelos cães, como veremos no tópico seguinte.
Mudanças ambientais causadas pelas tempestades também assustam os cães
A queda da pressão atmosférica (que os cães podem sentir), juntamente com o escurecimento do céu, o avanço dos ventos fortes e o ruído imponente de um trovão podem causar reações de medo nos cães. Alguns cães têm aversão canina ao ruído estrondoso, o que pode torná-los desconfortáveis ou até mesmo fóbicos a sons altos.
O acúmulo de estática em sua pele durante tempestades também é outra explicação provável. Cães grandes e aqueles com pelos longos facilmente acumulam eletricidade estática, o que pode deixá-los receosos com o que ocorre ao seu redor.
Vale destacar que um cão já nervoso durante as tempestades pode receber algum choque ao tocar o focinho em um objeto de metal em meio a ocorrência de descargas elétricas no seu entorno. Desse modo, um leve desconforto pode evoluir para uma fobia total.
No fim das contas, o fato é que, de um modo geral, os narizes incríveis de nossos amigos caninos podem “sentir o cheiro” de mudanças no ambiente que preveem a chegada de uma tempestade. Além disso, há algumas evidências que indicam que pode haver algumas predisposições genéticas para raças específicas desenvolverem fobia de ruído, como os border collies e os pastores-australianos.
Como acalmar seu cachorro durante uma tempestade
Se o seu cão sofre com a fobia de tempestades, saiba que há várias coisas que você pode fazer para ajudá-lo a mantê-lo calmo quando uma chuva forte estiver no horizonte. Aqui estão algumas dicas simples:
Fique calmo: A melhor coisa a fazer é manter a calma perto de seu cão durante uma tempestade. Fazer um grande alvoroço ao redor do cachorro só prova a ele que há um bom motivo para entrar em pânico. Lembre-se que os cães olham para nós em busca de segurança, portanto, mostrar a eles que estamos calmos e relaxados ajudará a prová-los que não há perigo real.
Distraia-o: Se o seu cão tem medo de trovões, tente abafar o barulho com uma música relaxante. Você também pode pegar alguns brinquedos e se divertir com ele. Além disso, certifique-se de recompensá-lo com as suas guloseimas favoritas. No fim das contas, a ideia é fazer o que puder para criar associações positivas com o som dos trovões.
Leia Também: Por que os cães dormem tanto?
Leia Também: Por que tantas pessoas têm medo de insetos?
Fale com o um veterinário de confiança: Seu veterinário é a melhor pessoa para conversar quando se trata de cães e trovões. Ele poderá recomendar acessórios capazes de ajudar a aliviar a ansiedade do seu cão (semelhante a acalmar um bebê). Se a ansiedade de tempestade do seu cão for severa, peça ao seu veterinário remédios alternativos para ajudá-lo a se sentir mais calmo.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉