no

Por que os cães dormem tanto?

Os cães dormem muito, mas embora possa parecer um exagero de tempo gasto dormindo, isso costuma ser bastante normal.

Os cães dormem muito. De fato, é comum que os cães durmam a noite toda, sem falar que muitos deles também passam grande parte do próprio dia dormindo. Como nós, humanos, estamos acostumados com a ideia de dormir somente quando está escuro, achamos um pouco estranho o quanto nossos cães conseguem dormir durante o dia.

Dito isto, você pode começar a se perguntar: por que os cães dormem tanto? E de quanto sono os cães realmente precisam todos os dias?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir detalhes interessantes sobre por que os cães dormem tanto e quando você deve se preocupar com toda a sonolência do seu animal de estimação.

Cães dormem em caixa
Foto: Pixabay

Entendendo por que os cães dormem tanto

De acordo com especialistas da National Sleep Foundation, é normal que os cães passem pelo menos 50% do dia dormindo. Outros 30% de sua rotina diária são gastos ​​“descansando”, o que indica que um cachorro tende a ficar ativo apenas cerca de 20% do tempo. Curiosamente, isso é um tanto normal para carnívoros em geral, pois os leões passam 18 ou mais horas por dia dormindo e descansando!

Muitos cães dormem por longos períodos sempre que não há nada melhor para fazer. Como eles não têm smartphones, empregos ou dever de casa, dormir é geralmente a melhor maneira de passar horas longas e tediosas. Dito isto, o quanto seu cão dorme dependerá de uma variedade de fatores, como os seguintes:

  • Filhotes e cães mais velhos tendem a passar mais tempo dormindo;
  • Cães com sobrepeso e problemas de saúde também podem dormir mais do que cães saudáveis;
  • Certas raças são predispostas a dormir mais (basta perguntar a alguém que teve um Buldogue Inglês ou um Border Collie).

Obviamente, horas e mais horas de cochilos também podem ser um sinal de problemas de saúde. Muitas doenças e problemas relacionados à idade podem vir com uma mudança nos padrões de sono. Estresse e ansiedade também podem se manifestar através de cochilos extras durante o dia.

Na maioria dos casos, um cão que dorme 12 ou mais horas por dia não é motivo de preocupação. Isso é normal! No entanto, os donos devem estar cientes de que o excesso de sono também pode ser um sinal de problemas em potencial, de modo que é melhor conversar com seu veterinário quando surgirem essas preocupações.

por que os caes dormem tanto 2
Foto: Pixabay

Como tornar o dia do seu cachorro mais interessante

Como os cães não vão para o trabalho ou para escola, como nós, é comum que eles fiquem entediados e sozinhos durante boa parte do dia. Consequentemente, um dia longo e solitário tende a resultar em um extenso espaço de tempo para seu cão dormir todos os dias. No entanto, se parecer que seu cachorro está dormindo muito mais do que deveria, considere o que mais ele pode fazer com seu tempo extra.

A melhor maneira de ajudar seu cão a ficar acordado e ativo durante o dia é usando brinquedos para tornar a sua vida mais divertida. Desse modo, os brinquedos caninos podem se tornar muito úteis para manter seu cão mais solícito durante o dia.

Você também pode animar o dia do seu cão com passeios e sessões mais prolongadas de exercícios pela manhã e à noite. Se você perceber que seu cachorro está dormindo mesmo quando há algo melhor para fazer, pode ser hora de pedir ajuda, como veremos no tópico a seguir.

por que os caes dormem tanto 3
Foto: Pixabay

Quando procurar ajuda veterinária

Como já foi explicado, é normal que seu cão passe a maior parte do dia dormindo ou descansando. No entanto, dormir demais pode ser um sinal de problemas com a saúde do seu cachorro.

Existem alguns sinais reveladores de que seu cão está dormindo além do que deveria, como os seguintes:

  • Os padrões de sono do seu cachorro mudaram;
  • Seu cachorro dorme mesmo quando há “algo melhor para fazer”, especialmente se coisas mais interessantes normalmente chamavam a atenção do seu amigo peludo anteriormente;
  • O sono do seu cão está interferindo nos seus hábitos alimentares;
  • É difícil acordar seu cachorro pela manhã;
  • Seu cão adormece repentinamente, mesmo no meio de atividades recreativas empolgantes (narcolepsia);
  • O seu cachorro acorda repentinamente assustado ou estressado.

Alguns desses sinais podem não ser tão alarmantes se o seu cão estiver envelhecendo normalmente, especialmente se ele sempre foi um pouco preguiçoso. Ainda assim, nunca é demais entrar em contato com um veterinário e perguntá-lo sobre isso.

Cães sonolentos podem estar sofrendo de hipotireoidismo, diabetes, ansiedade ou muitas outras doenças graves, mas isso só poderá ser confirmado através de exames de sangue e outros testes.

Leia Também: Como os cachorros pensam?
Leia Também: Como tirar carrapato de cachorro corretamente?

Com tudo isso em mente, tente acompanhar os padrões de sono do seu cão e outros sintomas. Certifique-se de que ele tenha um peso saudável e que tenha muito o que fazer durante boa parte do dia. Se ele ainda continuar dormindo uma quantidade incomum, pode ser hora de levá-lo ao veterinário.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Como se forma a areia

Como se forma a areia?

Cães têm medo de trovões

Por que os cães têm medo de trovões?