no

Por que a Lituânia é tão forte no basquete?

O amor da Lituânia pelo basquete não é um acaso; há na verdade uma razão histórica por trás do relacionamento desse país com o esporte.

O basquete é um fenômeno cultural na Lituânia, então não se surpreenda se ouvir lituanos dizendo que este esporte é a segunda religião do país. De fato, há muitos anos, pessoas em todo o mundo identificam a Lituânia como uma das nações mais fortes no basquete, mesmo com uma população pequena de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes.

Arvydas Sabonis, por exemplo, é possivelmente o melhor jogador de basquete lituano da história, tendo sido amplamente considerado um dos melhores jogadores europeus de sua época. O pivô jogou pelo Real Madrid durante seus melhores anos e poderia ter alcançado o estrelato na NBA se não tivesse sofrido uma lesão grave.

Além de Arvydas Sabonis, outros notáveis jogadores de basquete da Lituânia incluem Pranas Lubinas, Šarūnas Jasikevičius, Šarūnas Marčiulionis, Rimas Kurtinaitis, Ramūnas Šiškauskas e Jonas Valančiūnas.

Com todos esses jogadores prolíficos, a pergunta que fica é: por que a Lituânia é tão forte no basquete? Como um país tão pequeno consegue ser tão bom nesse esporte altamente competitivo?

Seleção de basquete da Lituânia
Foto: Wikimedia Commons

A história do basquete na Lituânia

Treinadores e jogadores de basquete americano-lituanos levaram o esporte para esta pequena nação báltica no final dos anos 1920. A pessoa mais influente durante este período foi Pranas Lubinas, também conhecido como o patrono do basquete lituano, que treinou a seleção de basquete da Lituânia por muitos anos e que foi um dos principais responsáveis pelos títulos dos lituanos no EuroBasket em 1937 e 1939.

As duas vitórias um tanto inesperadas no EuroBasket foram a principal razão pela qual a popularidade do basquete cresceu na Lituânia. O futuro parecia brilhante, mas quando chegou a Segunda Guerra Mundial e a União Soviética ocupou a Lituânia, seus sonhos de se tornar a melhor nação do basquete ficaram em dúvida.

Embora o time de basquete da Lituânia não tenha existido oficialmente de 1939 a 1991, os lituanos nunca pararam de jogar basquete. Na verdade, eles ainda jogavam sob a bandeira da União Soviética e ganhavam medalhas. Claro que não era o cenário ideal, mas os melhores jogadores lituanos não tinham outra opção para provar a sua grandeza, sem falar que a União Soviética dava muita atenção aos esportes como uma forma de provar seu poder.

A União Soviética ganhou duas Olimpíadas, três Copas do Mundo da Fiba e 13 medalhas de ouro do EuroBasket, consolidando o seu lugar como uma força dominante na Europa quando se tratava de basquete. Sem surpresas, os jogadores da Lituânia sempre estiveram entre os líderes da equipe da União Soviética. Portanto, embora a Lituânia não existisse oficialmente, o basquete lituano nunca morreu.

por que a lituania e tao forte no basquete 2
Foto: Wikimedia Commons

O basquete na Lituânia pós-independência

Depois que a Lituânia conquistou a sua independência em 11 de março de 1990, a seleção lituana de basquete disputou todos os Jogos Olímpicos desde então. Apenas três outras nações, incluindo os EUA, podem se orgulhar do mesmo feito.

A Lituânia não apenas disputou as Olimpíadas, mas também conquistou três medalhas de bronze, incluindo a de 1992, quando os lituanos, então liderados por Sabonis e Marčiulionis, venceram os russos na disputa pelo bronze. Esse jogo teve um enorme significado político e toda a Lituânia celebrou a vitória como um grande feito de cunho nacionalista.

Os anos se passaram e Sabonis, Kurtinaitis e Marčiulionis foram substituídos pelos mais jovens Jasikevičius, Šiškausas e Štombergas, mas uma coisa nunca mudou: a Lituânia manteve seu lugar entre a elite do esporte. Consequentemente, quanto mais a Lituânia ganhava reconhecimento no esporte, mais crianças queriam se tornar jogadores de basquete.

por que a lituania e tao forte no basquete 3
Foto: Wikimedia Commons

Uma palavra final

Com todos esses detalhes em mente, podemos dizer que o basquete corre nas veias dos lituanos, então muitos garotos lituanos já crescem com o sonho de se tornarem jogadores profissionais de basquete e defender o legado de seu país no esporte.

Vale destacar que existem muitas escolas de basquete de qualidade na Lituânia para as crianças realizarem seus sonhos, sem falar que a maior parte do dinheiro que a Lituânia gasta em esportes vai diretamente para o basquete. Na prática, esta combinação de importância cultural e forte investimento por parte do governo permite que o basquete seja o esporte número um na Lituânia.

Leia Também: Por que muitas pessoas escolhem viver na Sibéria?
Leia Também: Como funciona um tabuleiro ouija?

Além disso, a Lituânia está entre os 20 países mais altos do mundo, o que acaba por ser uma grande vantagem nas quadras de basquete. Por exemplo, o melhor jogador de basquete da história do país, Arvydas Sabonis, tem uma altura de 2,21 metros. De forma parecida, Jonas Valančiūnas, o grandalhão do Toronto Raptors, tem 2,13 metros.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

e possivel transformar um deserto em floresta

É possível transformar um deserto em floresta?

Espuma no refrigerante

Por que agitar o refrigerante faz ele produzir mais espuma?