no

Como a Suíça ficou tão rica e desenvolvida?

Estabilidade política, regime fiscal atraente e exportação de produtos de alta complexidade ajudam a explicar o potencial econômico do país.

Todos os anos, os principais líderes empresariais e políticos dirigem-se ao luxuoso resort de esqui de Davos, na Suíça, para o encontro anual do Fórum Econômico Mundial. Durante o evento, eles discutem as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, incluindo temas como economia, saúde e meio-ambiente.

Pouca gente percebe, mas há uma razão pela qual líderes políticos, gurus de negócios e outros figurões do mundo geopolítico se reúnem em solo suíço todos os anos: a Suíça é uma das economias mais ricas e estáveis do mundo! De fato, estima-se que um em cada dez bilionários do mundo vive na Suíça.

Dito isto, a pergunta que fica é: por que a Suíça é tão rica? Como um país com tão poucos recursos naturais disponíveis se tornou uma verdadeira potência econômica?

Moeda da Suíça
Foto: Pixabay

Setor bancário desempenha um papel de destaque no desenvolvimento do país

O setor bancário é, obviamente, um setor extremamente importante da economia suíça, sem mencionar seu papel assumido como parte da identidade internacional do país. De fato, em 2016, o setor era responsável por gerar cerca de 80 bilhões de francos suíços para a economia da pequena nação europeia, gerando aproximadamente 400 mil empregos.

De um modo geral, o regime fiscal da Suíça permite que as pessoas jurídicas se beneficiem de uma carga tributária relativamente baixa, o que transforma o país em um ambiente muito atraente para grandes empresas, o que pode ser comprovado pela presença de inúmeras multinacionais instaladas no país.

Além disso, ao promover um elevado grau de sigilo bancário, o país se torna um verdadeiro porto seguro para investidores interessados em proteger informações sobre a origem do seu dinheiro. É exatamente por conta disso que você vê constantemente nos noticiários matérias que falam sobre políticos e milionários que possuem contas na Suíça.

como a suica ficou rica e desenvolvida 2
Foto: Pixabay

Mesmo com poucos recursos, a Suíça consegue lucrar com a exportação

Apesar de ter poucos recursos naturais em seu território, a Suíça ainda consegue dar um jeitinho de lucrar com os bens de terceiros. A exportação mais valiosa do país, por exemplo, são gemas e metais preciosos, seguidos por produtos farmacêuticos e maquinários. Na prática, tudo isso injeta bilhões na economia da nação todos os anos.

Muitos especialistas sugerem que uma das principais razões por trás da riqueza da Suíça também tem a ver com a notável capacidade do país europeu de pegar produtos crus e transformá-los em coisas incrivelmente valiosas, sejam chocolates luxuosos, relógios pomposos ou até mesmo medicamentos complexos.

Em outras palavras, o que está por trás de toda a riqueza da Suíça é a sua incrível capacidade de inovar em meio a condições aparentemente desfavoráveis.

Desse modo, se você der uma olhada em algumas das coisas incríveis que os suíços nos deram ao longo dos anos, verá que esse país consegue apresentar uma capacidade notável de experimentar novas abordagens e acabar produzindo bens de alta qualidade.

Bandeira da Suíça
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Obviamente, outras coisas desempenharam um grande papel crucial no desenvolvimento da economia suíça. O fato desse país ter permanecido neutro e não ter sofrido com as guerras nos últimos 150 anos foi um dos fatores vitais neste sentido. O temperamento nacional suíço, embora seja considerado frio e distante, também é conhecido por sua eficiência serena.

Outro ponto significativo a favor da Suíça é sua democracia incrivelmente estável e direta, o que lhe permite resistir às crises político-econômicas que outros países costumam enfrentar regularmente.

Nos últimos 10 anos, a Suíça tem liderado a lista do Fórum Econômico Mundial das economias mais competitivas do planeta. De um modo geral, os salários dos cidadãos suíços continuam altos e o país é continuamente apontado como o melhor lugar para expatriados que buscam boas oportunidades.

Leia Também: Por que os celulares descarregam mesmo quando não estão em uso?
Leia Também: Por que a Rússia tem um território tão grande?

Com tudo isso em mente, podemos dizer que o que está por trás de todo esse desenvolvimento econômico envolve um forte foco na educação e na inovação tecnológica e, claro, taxas de impostos favoráveis.

Um país realmente muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Tabuleiro ouija

Como funciona um tabuleiro ouija?

Escovar os dentes

O que acontece se você parar de escovar os dentes?