Se você já enfrentou a complicada tarefa de tentar colocar um bebê chorão para dormir, deve ter percebido que as canções de ninar podem ser muito úteis em situações desse tipo. Mas você já se perguntou sobre o que há por trás dessas músicas que lhe conferem um poder de relaxamento tão incrível?
Felizmente, há algumas pesquisas que ajudam a explicar os benefícios de cantar canções de ninar para os bebês. Dito isto, vamos mergulhar ao longo desse artigo para analisarmos o que já foi descoberto sobre como as canções de ninar parecem funcionar.
Os bebês e sua relação inata com a música
Acredita-se que a música desempenha um papel evolutivo na vida em geral. Por exemplo, insetos, pássaros e até mesmo os seres humanos usam música para namorar. A música também está ligada à aquisição de linguagem e função cognitiva. Algumas pesquisas sugerem que existem certos caminhos no cérebro usados exclusivamente para a percepção musical.
Por mais incrível que possa parecer, os bebês são apresentados à música antes mesmo de nascerem. No terceiro trimestre da gestação, o feto desenvolve orelhas, que lhe permitem ouvir sons no útero. Na prática, tudo o que a mãe ouve também é detectado pelo bebê, sem falar que, de um modo geral, os bebês são relativamente bons em reconhecer tempos e ritmos diferentes.
Quando as mães cantam ou falam diretamente com seus bebês, suas mentes se tornam ativas. Enquanto a mãe continuar cantando e o bebê continuar prestando atenção, o córtex auditivo no cérebro do bebê permanecerá estimulado. Na prática, isso permite que o bebê se concentre nas palavras da mãe, ajudando-o a aprender a linguagem mais rapidamente.
Também vale destacar que o córtex auditivo desempenha um papel importante no processamento emocional de sons, o que influencia o gosto musical de um bebê, fazendo com que ele tenha certas músicas “favoritas”.
Os bebês e as canções de ninar
As canções de ninar podem ser encontradas em várias culturas ao redor do mundo. Elas existem há séculos e são cantadas principalmente por mães que buscam fazer com que seus bebês parem de chorar. Curiosamente, parece não importar em qual idioma as canções de ninar são cantadas, já que pesquisadores do Harvard’s Music Lab descobriram que canções de ninar em qualquer língua são calmantes para os bebês.
Um estudo interessante descobriu que as mães tendem a cantar em um tom muito mais agudo do que os pais diante de seus bebês. Os bebês gostam de sons suaves e agudos, especialmente de suas mães, por isso acredita-se que os bebês às vezes param de chorar quando suas mães cantam, ao contrário de qualquer outra pessoa.
De certo modo, a maioria das canções de ninar é cantada em um tom mais agudo, independentemente do idioma ou cultura. Isso ocorre porque os bebês respondem melhor a tons mais altos. Um estudo descobriu que os bebês gostavam de ouvir as versões agudas do que as versões graves da mesma música. Talvez seja por isso que as canções de ninar apresentam um tom semelhante, ainda que tenham suas diferenças.
Curiosamente, se os bebês são privados da voz suave da mãe, sabe-se que isso afeta a maturação do cérebro, especialmente daqueles que nasceram prematuramente. Portanto, quando as mães cantam canções de ninar para os filhos, isso ajuda a amadurecer o cérebro das crianças, além de proporcionar uma sensação de conforto e estabilidade que reduz a tensão.
Uma palavra final
Como você pode ver, existem muitas evidências que mostram por que os bebês respondem tão bem às canções de ninar, especialmente quando elas são cantadas diretamente para eles por suas mães.
Curiosamente, isso não parece sugerir que há um poder imutável por trás das canções de ninar que embalam os bebês para dormir, mas sim o poder da música em geral. Na prática, não importa o que você cante, contanto que seja em uma voz suave, lenta e aguda.
Obviamente, mais pesquisas são necessárias para entendermos melhor por que cantar canções de ninar para bebês é tão impactante. O que torna esse tipo de pesquisa tão difícil é que os bebês não falam, o que torna complicada a tarefa de entender seus sentimentos e reações às canções de ninar.
Leia Também: 14 curiosidades incríveis sobre bebês
Leia Também: O que causa a intolerância à lactose?
No fim das contas, a verdade é que seria bem mais fácil se pudéssemos simplesmente perguntar aos bebês por que eles gostam tanto de ouvir canções de ninar, não é mesmo?
Muito interessante, não? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉