no

O que faz um ferrador?

Profissional é um verdadeiro especialista em cuidados com cascos de equinos.

Você sempre teve o interesse de trabalhar com cavalos? Gostaria de se aprofundar nos estudos dos cuidados e comportamentos dos equinos? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de ferrador!

Ferrador é o nome dado ao profissional especializado no cuidado dos cascos de equinos. Um ferrador precisa ser capaz de remover ferraduras velhas, medir, fabricar, adaptar e ajustar as novas ferraduras de metal aos pés de um cavalo, bem como usar o conhecimento da anatomia dos membros inferiores para cuidar da saúde dos pés dos equinos.

Um ferrador pode aparar os cascos para manter a forma e o comprimento adequados, limpar os pés e cortar o excesso das paredes do casco. Além disso, um ferrador devidamente capacitado é capaz de observar sinais de doenças ou outros problemas de saúde, como claudicação, podendo intervir antes que o problema se torne ainda mais grave.

Ferrador trabalhando
Foto: Pixabay

Como é a rotina de trabalho de um ferrador?

De um modo geral, a rotina de um ferrador envolve colocar ferraduras em cavalos. Embora essa carreira não seja tão predominante como era nos tempos em que os cavalos eram comumente usados como meios de transporte, esse profissional ainda é altamente respeitado e continua a ser uma parte necessária da saúde equina, pois as ferraduras devem ser removidas, substituídas e inspecionadas regularmente.

As ferraduras são ajustadas de forma específica, de acordo com cada animal. Ferraduras mal ajustadas podem causar muitos danos a um cavalo, da mesma forma que o conjunto certo de ferraduras pode aprimorar a saúde do animal. O ferrador também pode atuar como um veterinário de primeiros socorros, pois é capaz de ver quaisquer problemas que um cavalo possa ter, como doenças nos pés.

Vale destacar que calçar uma ferradura requer muita paciência e força. Os cavalos são animais muito grandes e poderosos, então o ferrador deve ter cuidado ao mexer com eles. Antes de começar, um ferrador também deve avaliar a marcha do cavalo e equilíbrio do casco.

Esse profissional utiliza uma variedade de ferramentas para exercer o seu trabalho. Os cavalos normalmente precisam ser calçados novamente a cada seis a oito semanas. Os ferradores podem se especializar em um tipo de ferragem para cavalos específicos, como para cavalos de corrida ou cavalos de marcha.

o que faz um ferrador 2
Foto: Pixabay

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Os ferradores passam a maior parte do dia de trabalho ao ar livre ou em um celeiro, trabalhando lado a lado com os cavalos. Ser ferrador é um trabalho muito exigente fisicamente, pois requer um certo nível de força e preparação física.

Os ferradores devem ser capazes de ficar em pé por longos períodos de tempo, enquanto levantam e dobram as pernas de um cavalo. Para se ter uma ideia, estima-se que quatro horas de ferraria equivalem a oito horas de trabalho em construção.

Alguns cavalos podem ser um pouco mais temperamentais e difíceis de trabalhar, o que exigirá mais tempo. Depois que o ferrador conhece melhor os cavalos, ele pode começar a ajustar sua programação para atender ao cliente.

Também vale mencionar que um ferrador pode ter que fazer algumas viagens, pois esse profissional deve ir aos celeiros onde os cavalos são mantidos, sendo que muitos deles ficam a quilômetros de sua residência. Por conta disso, os ferradores geralmente vivem em áreas mais rurais, onde podem ficar mais perto de seus clientes.

o que faz um ferrador 3
Foto: Pixabay

Como se tornar um ferrador?

Em primeiro lugar, um ferrador deve ter um grande interesse por cavalos, gostar de estar perto desses animais e não se deixar intimidar por eles.

Existem várias escolas de ferradura em todo o mundo que se especializam em ensinar às pessoas os fundamentos dos cuidados com os pés de equinos, juntamente com aulas de fisiologia, comportamento, anatomia e conformação desses animais.

A maioria dos ferradores começa como aprendizes, onde podem colocar em prática suas habilidades em tarefas mais simples, ao mesmo tempo em que obtém conselhos de um profissional experiente. Os estágios podem começar a qualquer momento, independentemente do treinamento anterior.

Leia Também: O que faz um falcoeiro?
Leia Também: O que faz um arquiteto de dados?

Por fim, lembre-se que o objetivo mais importante de um ferrador independente é aumentar a sua base de clientes. Para atingir essa meta, o profissional precisa convencer clientes em potencial com um bom trabalho digno de nota e uma boa abordagem profissional com relação aos animais e seus proprietários.

E você, pretende seguir a carreira profissional de arquiteto de dados? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Tiro na cabeça

Como é possível sobreviver a um tiro na cabeça?

Madre Teresa

Quem foi Madre Teresa de Calcutá?