Pedra, papel e tesoura é um jogo clássico apreciado por pessoas de todas as idades e de várias partes do mundo onde cada jogador faz um gesto com a mão representando uma pedra, um pedaço de papel ou uma tesoura. A pedra vence a tesoura, a tesoura vence o papel que, por sua vez, vence a pedra.
Esse jogo existe há muitos anos e parece ter origem em jogos de mão da China, supostamente remontando a cerca de dois mil anos atrás. Apesar de sua fama e longevidade, pouca gente parece saber que, embora possa parecer um simples jogo de azar, existem estratégias interessantes que podem ajudá-lo a vencer de forma consistente.
Neste artigo, analisaremos as melhores táticas para jogar pedra, papel e tesoura com maiores chances de sucesso.
Como ganhar com frequência no pedra, papel e tesoura
Como explica o Today I Found Out, um estudo realizado na Universidade de Zhejiang que usou 72 alunos e 300 rodadas do jogo como parâmetro chegou a conclusões interessantes. O estudo descobriu que, apesar da impressão de que as pessoas escolhem suas opções de forma completamente aleatória com base nos lançamentos gerais, ao observar de perto, é possível notar a existência de padrões muito claros.
Se uma determinada pessoa ganhar, por exemplo, é mais provável que ela faça a mesma escolha na próxima vez. Se perder, no entanto, é mais provável que ela escolha o próximo item na rodada seguinte. Portanto, se alguém perder com a pedra, esta pessoa provavelmente escolherá o papel na próxima vez. Se perder com o papel, é mais provável que escolha a tesoura na próxima vez.
Além disso, é extremamente improvável que os jogadores que repetem o mesmo sinal duas vezes lancem o mesmo sinal uma terceira vez, permitindo que você melhore ligeiramente suas chances ao descartar esse sinal como algo que eles escolherão na maioria dos casos. Assim, se uma pessoa escolher a tesoura em duas rodadas seguidas, seu próximo lançamento deverá ser papel ou pedra.
Deixando as probabilidades um pouco de lado, se você tiver reflexos rápidos, uma maneira bastante astuta de melhorar suas chances de vitória é observar o movimento final da mão do seu oponente. Isso é especialmente importante porque a maioria dos amadores (que é basicamente todo mundo) começará a mover os dedos (se não escolher a pedra) quase imediatamente após a “descida” final.
Nesse caso, se o polegar do seu oponente estiver dobrado e o punho não mostrar sinais de abertura no meio do movimento, pode servir como indicativo de que ele vai lançar a pedra. Se houver algum movimento dos dedos quando o punho começar a descer, será tesoura ou papel. A partir daqui, se você não for rápido o suficiente para registrar o movimento exato dos dedos e processá-lo mentalmente, deve sempre usar uma tesoura para garantir uma vitória ou, pelo menos, um empate.
Outros métodos também podem ser usados
Outro método popular usado principalmente em torneios é tentar despistar seu oponente dizendo a ele o que você vai jogar antes de fazer o movimento ou, alternativamente, gritar uma das três opções exatamente antes de ele mostrar a mão. Não está muito claro o quanto isso realmente ajuda, pois não encontramos dados concretos para comprovar sua eficácia, mas muitos jogadores de torneios realmente fazem isso a ponto de tornar o jogo “um pouco mais interessante”.
Por fim, se estiver jogando contra um oponente que conhece todos os truques, geralmente é aconselhável fazer suas escolhas de forma totalmente aleatória. No entanto, como não é tecnicamente possível para um humano fazer isso de forma confiável, alguns jogadores de torneio usam até mesmo softwares especiais para escolher aleatoriamente uma sequência distribuída uniformemente para eles e, em seguida, memorizar e usar isso ao competir.
Uma palavra final
De acordo com uma análise da World RPS Society, uma associação mundial inteiramente dedicada ao jogo de pedra, papel e tesoura, ao longo de seus torneios, eles observaram a pedra sendo jogada 35,4% das vezes, o papel sendo escolhido em 35% do tempo e a tesoura em 29,6%.
Leia Também: Por que os deuses gregos e romanos são tão parecidos?
Leia Também: Por que os gatos gostam de tomar sol?
Quanto ao motivo pelo qual os jogadores de torneio parecem favorecer fortemente a pedra e o papel, isso não está claro, embora seja observado que a maioria dos jogadores profissionais é do sexo masculino, e os homens são mais propensos em geral a escolher a pedra. Já as mulheres são ligeiramente mais propensas a dar preferência à tesoura.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉