Você já deve ter notado que fevereiro só tem vinte e oito dias, não é mesmo? Durante os anos bissextos ele até fica com vinte e nove, mas isso não muda o fato dele ser o menor mês do ano. Enquanto os outros possuem trinta ou trinta e um dias, o segundo mês do ano sempre fica um pouco atrás.
Alguma vez, assim como a maioria das pessoas, você já deve ter se questionado o motivo disso acontecer, certo? Bom, é exatamente isso o que vamos descobrir hoje, afinal de contas, qual o motivo de fevereiro ter apenas vinte e oito dias?
Por que fevereiro é o menor mês do ano?
Muito antes desse calendário que usamos nos dias atuais, era o calendário romano que se utilizava bastante, e diferente do nosso, ele possuía apenas dez meses.
Tentando equilibrar esse calendário com o ano lunar, um rei romano chamado Numa Pompílio acrescentou mais dois meses e dividiu alguns dias dos outros para que esses fossem preenchidos. Mas como um bom supersticiosos, ele queria remover os números pares de seu calendário, pois acreditava que esses davam má sorte, e diminui um dia de cada mês que possuía trinta dias, ficando assim trinta e nove para cada.
Restando um total de cinquenta e seis dias restantes para distribuir, era impossível que todos os doze fossem impares, e como fevereiro foi selecionado para ser o mês de grandes rituais fúnebres e sobre mortalidade, ele foi escolhido para ser o mês de número par.
Leia também: Dua Lipa: As melhores curiosidades sobre a cantora
Quais as alterações que o calendário de Numa sofreu?
De lá para cá, depois de séculos e mais séculos de evolução, troca de impérios, culturas que surgiram, civilizações que desapareceram e tantos outros fatores, as mais diversas alterações aconteceram.
Como você pode perceber, muitos meses do calendário atual possuem números pares além de fevereiro, — abril, junho, setembro e novembro — e o ano bissexto também foi acrescentado.
Essas foram algumas das mudanças que aconteceram e que se mantém até os dias atuais, mas outras também existiram e acabaram sendo dissolvidas com o passar dos anos.
Leia também: Quando que o dinheiro foi inventado?
Bom, o segundo mês do ano é cheio de significados, datas festivas e comemorações espalhadas no mundo todo, não é para menos que ele gere tanta curiosidade. Celebrações das mais diversas religiões, culturas e sociedades estão relacionadas aos seus poucos dias, já que muito se acredita em boa ou má sorte, dependendo de que tipo de superstição esteja ligada a sua cultura.
Aqui no Brasil, fevereiro é muito popular por ser um mês inteiro de música, dança e festa, já que é nele que comemoramos uma de nossas festas mais culturais — e visitadas pelos turistas — o Carnaval.