As pirâmides do Egito, também conhecidas como Pirâmides de Gizé são monumentos históricos e que possuem um tamanho muito grandioso e estão localizadas, como o próprio nome já sugere, no Egito, mais precisamente na sua capital, o Cairo.
Você, com toda certeza, já deve ter estudado esse monumento na escola e deve ter ficado impressionado com sua grandiosidade, e principalmente por ter sido construída a tantos anos atrás, mas você já parou para pensar quando elas foram construídas? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?
Como foram construídas as pirâmides?
Bom, pode ficar tranquilo que essa dúvida não existe só na sua cabeça, mas na verdade, é um tema mundial. A geniosidade desses monumentos é tão grande e tão bem feita que intriga os mais renomados pesquisadores e historiadores até os dias atuais.
Por sua qualidade, simetria e acima de tudo, sua durabilidade, essas obras não chamam só a atenção de turistas, mas também de pessoas que dedicam a vida aos estudos do mundo antigo e até agora não se sabe ao certo como elas foram construídas.
Apesar disso, muito se sabe sobre quem as construiu pode ser descoberto por conta de várias pesquisas sobre seu povo e meios de vida. Como, por exemplo, sua construção foi financiada por um rico governo e toda a questão física foi feita por trabalhadores que eram alimentados e qualificados para tal trabalho.
Acredita-se também que muitas outras cidades ajudaram a financiar essas pirâmides com a ideia de ser um símbolo gigantesco do poder do país.
Leia também: Por que perdemos os ‘dentes de leite’?
Quantos anos tem essas construções históricas?
Por base em um estudo, acredita-se que elas tenham sido construídas a mais de quatro mil e quinhentos anos atrás, na época em que o Egito está se tornando um grande império. É realmente incrível como essas construções conseguiram se manter de pé, de uma forma tão preservada e ainda monumental depois de todos esses anos, não é mesmo?
Mas afinal, o que são as pirâmides? Essas construções gigantescas nada mais são que tumbas que foram feitas a pedido de grandes faraós, seus interiores contavam com grandes tesouros e outras riquezas para que eles conseguissem se manter dessa forma no mundo espiritual.
Essas tumbas foram construídas respectivamente — por ordem de finalização — para os faraós Khufu, Khafre e Menkaure. É claro que precisamos destacar aqui que apesar de as pirâmides serem, sim, grandes construções que remota de tempos antigos, elas são apenas partes de uma gama de construções monumentais e caríssimas daquela época.
Você já deve ter ouvido que a famosa rainha egípcia Cleópatra, tão venerada na antiguidade e imortalizada pelo cinema nos tempos atuais, viveu mais perto da criação do IPhone do que da invenção da piramide, não é mesmo?
Isso é um fato verídico, já que apenas pouco mais de dois mil anos separam a rainha dessa famosa criação de Steve Jobs.
Leia também: Café: 5 curiosidades sobre esse grão e bebida
As pirâmides do Egito com toda certeza são uma das maravilhas do mundo antigo que mais impressionam. Ver como elas conseguem se manter de pé e de uma maneira tão altamente bem preservada é um fator que impressiona até quem não gosta de tais pontos turísticos.
É claro que o fato de que a forma que foi construída ainda ser de fato um grande mistério, já que não temos certeza de como aconteceu, temos que admitir que foi extremamente bem feito e muito bem pensado. Se você tiver a oportunidade de visitar esse monumento histórico, não pense duas vezes e vá.