Você já deve ter visto em algum programa de televisão, ou até mesmo em um filme, ou desenho uma erupção vulcânica contendo lava, não é mesmo? Aquele líquido avermelhada e super quente que destrói várias vegetações e comunidades.
As pessoas que moram em torno de vulcões sempre estão muito atentas a qualquer sinal de atividade para saírem de lá o mais rápido possível. A lava consegue se espalhar rapidamente e durante algumas explosões pode ser arremessada a quilômetros de distância. Mas será que você sabe do que a lava é feita? É o que vamos responder hoje, vamos lá?
O que é a lava?
Bom, de uma forma bem resumida, lava é rocha derretida. Pode parecer bem simples, não é mesmo? Bem, apesar dessa informação está certa, não é tão simples assim quanto parece.
Lá nas partes profundas do nosso planeta, sendo expostas aos mais altos níveis de temperatura, as rochas começam a derreter e consequentemente se acumular. E nesse exato momento que o magma se forma.
Durante uma erupção vulcânica, esse magma deixa o interior da terra para vir ao lado externo, e quando isso acontece e ele toca o nosso solo, é o que nós chamamos de lava.
Leia também: 5 curiosidades sobre a Grécia
Ela pode ficar fria em algum momento?
Quando a lava sai de uma cavidade inicial e vai deslizando nas mais diversas direções, ela vai arrastando tudo o que vê pela frente — sejam arvores, animais, casas — o que a torna muito destrutiva.
Porém, em um dado momento, ela vai ter que começar a esfriar e quando isso acontece, ela ganha as mais diversas formas que ficam paradas no ambiente.
Isso é bastante comum e se você for visitar os arredores de onde uma atividade vulcânica se encerrou a pouco tempo, você achará várias dessas formações por lá.
É possível criar esse magma?
Se você colocar algumas rochas em uma panela e ligar o fogão esperando que elas virem lava, isso não vai acontecer. É claro que a lava é formado por rochas que são expostas ao calor, mas essa temperatura é extremamente alta e não pode ser alcançada por um fogão de cozinha comum.
Contudo, para conseguir fazer estudos totalmente calculados e controlados com a lava — sem ser aquelas que saem de um vulcão de uma hora para o outra — é preciso que os cientistas façam sua própria lava, mas como isso é possível?
Uma solução foi achada pelos pesquisadores da Universidade de Syracuse em Nova York, onde eles usaram pedaços de basalto e os derreteram com a ajuda de fornos industriais. Seu experimento foi um sucesso e eles conseguiram criar sua própria lava. Realmente muito interessante, não é mesmo?
Leia também: Por que trememos de frio?
Realmente muito interessante saber que existem essas grandes aberturas para as profundidades do nosso planeta — os vulcões — mas que jamais vamos conseguir chegar até lá já que eles estão repletos de magma em seu interior.
Agora que você já sabe como a lama é formada, é melhor ter cuidado com os locais que vai viajar. Se eu posso dar uma dica, evite cidades que tenham vulcões, mesmo os que estevam adormecidos a anos. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?