Um instrumento musical é um objeto onde é possível se reproduzir sons que sejam sonoros e tenham alguma afinação, ritmo ou que ajude como base na composição de alguma música. Existem instrumentos de vários tipos, cores, formas e tamanhos, a variação que existe hoje em dia é realmente incrível.
Além de serem atualmente mais acessíveis do que jamais foram na antiguidade, qualquer coisa pode se tornar um instrumento musical. Você já deve ter visto pela internet diversos vídeos de pessoas que tocam uma bateria feita de baldes e latas, não é mesmo? Aquilo é puro talento e mesmo que não seja uma bateria ‘profissional’, também é música, ou seja, também é um instrumento. Você já parou para pensar alguma vez qual pode ter sido o primeiro instrumento musical do mundo? É o que vamos descobrir hoje, vamos lá?
Qual foi o primeiro instrumento musical do mundo?
Como o mundo sempre foi dividido entre povos e suas culturas próprias, é muito complicado para os pesquisadores e historiadores dizer qual foi ao certo o primeiro instrumento musical do mundo e que qual região ele veio. Mas, é claro que existem os instrumentos musicais que foram encontrados e por pesquisas feitas neles é possível descobrir que eles são incrivelmente antigos, e possivelmente uns dos primeiros do mundo.
Por isso, o ‘primeiro instrumento musical do mundo’ recebe esse título por ser o instrumento musical mais antigo que já foi encontrado. Esse título pertence a uma flauta neandertal que tem mais de 60 mil anos de idade aproximadamente, e foi encontrado durante escavações na caverna de Divje babe, na Eslovênia. Segundo os dados relacionados a sua idade, ela foi criada durante o Paleolítico, época também conhecida como Idade da Pedra Antiga.
Seu material é o fêmur de um urso das cavernas, o objeto mede cerca de onze centímetros e está exposta no Museu Nacional da Eslovênia.
Leia também: As 5 sobremesas mais caras do mundo
Como os neandertais produziram esse instrumento?
Primeiro é muito importante citar que essa flauta não é apenas o instrumento musical mais antigo do mundo, ela também é a primeiro do mundo a ser produzida por um neandertal. Em nenhum outro lugar do mundo foi achado — até o momento — outro instrumento com propósitos sonoros feito por eles.
Bom, agora sobre a confecção da flauta, não se sabe ao certo se o urso foi morto por esse povo ou se ele foi apenas encontrado. Mas o fato importante, é que segundo os estudiosos, os furos eram abertos por alguma extremidade menor e depois eram afundados por esforço aplicado de uma pedra pontiaguda.
Por um período de tempo, surgiu a hipótese de que esses furos poderiam ter sido feitos por mordidas de animais, como as hienas, por exemplo, que habitam a região naquela época. Mas outros estudos foram realizados nos ossos e confirmaram que seria impossível os furos daquele formato e distribuição serem efetuados por animais ou por alguma outra casualidade.
Outros instrumentos antigos
É claro que esse não é o único instrumento musical que foi encontrado dentre tantos milhões de anos da existência da humanidade. Mas em especial, as flautas eram um grande sucesso entre os povos antigos e muitas delas foram encontradas durante várias escavações ao redor do mundo.
A flauta da caverna de Hohle Fels na Alemanha, Isturitz na França e Jiahu na China, são alguns dos melhores exemplos para citar, elas possuem — respectivamente — as idades de: 35, 20 e 9 mil anos cada uma.
Leia também: Os cactos são comestíveis?
A humanidade só tende a evoluir e a ficar cada mais interessante, não é mesmo? Eu, particularmente, acho muito incrível o processo das escavações, pois descobrimos como viviam as sociedades antes de nós e como elas tinham e produziam coisas parecidas com as que temos hoje.
Já havia imaginado que a tanto tempo atrás, os instrumentos musicais já existiam?