Dentro de seu frio laboratório, o doutor Victor Frankenstein deu vida a um monstro, o que ele pensava ser uma conquista da ciência, acabou virando um dos piores pesadelos da humanidade. Essa é a grande premissa do romance de Mary Shelley escrito entre 1816 e 1817, e que se tornou um clássico atemporal que ganhou uma legião de fãs que existe até hoje.
Um dos monstros mais famosos da história da literatura e do cinema, vem acompanhado de uma enorme bagagem de fatores históricos e culturais que influenciaram a sua escritora. Por isso hoje, nós vamos conhecer dez fatos curiosos que rondam a história de Victor Frankenstein e de sua famosa — e perturbadora — criação.
10 curiosidades sobre Frankenstein
1. Mary escreveu o livro com base em um pesadelo que ela teve durante sua viagem para a Europa. Quando ela acordou, começou a trabalhar em seu livro com a ideia de que se aquilo havia assustado ela, também deveria assustar as outras pessoas.
2. Outro fato super curioso sobre a autora é que ela tinha apenas 18 anos quando escreveu esse romance. Já imaginou escrever um dos livros mais famosos do mundo antes mesmo de completar 20 anos? Muito louco, não é mesmo?
3. Muitas pessoas relacionam o nome Frankenstein ao monstro morto-vivo, mas na verdade ele é o nome do médico que o criou, o doutor Victor Frankenstein. O monstro não recebeu nome nenhum e é apenas referido como ‘monstro’ ou ‘criatura’.
4. O castelo onde se localiza o laboratório do doutor Frankenstein é baseado em um castelo real que fica na região sul da Alemanha, em um local chamado de cordilheira de Odenwald. Muitos dizem que esse local é realmente assombrado, e que já foram presenciados vozes, gritos e vultos. O local já foi palco de um programa de investigação sobrenatural.
5. Muitos criticos consideram essa obra como a primeira ficção cientifica já escrita, e por esse motivo, o romance não levou muitos prêmios na época de seu lançamento, já que não havia categoria para encaixar esse livro.
Leia também: Os peixes bebem água?
6. O livro também já foi chamado de ‘Prometeu moderno’. Na mitologia, apesar de Prometeu ser mais relacionado ao roubo do fogo dos deuses, ele também é o artesão que criou toda a humanidade, sendo assim relacionado ao doutor do livro.
7. O romance de Mary Shelley rendeu — e ainda rende — adaptações e adaptações uma atrás da outra, nos dias atuais mais de 150 filmes, séries e animações contém a criatura.
8. A BBC publicou uma lista de cem livros mais influentes e inspiradores de todos os tempos, e obviamente Frankenstein entrou na lista.
9. Victor se arrependeu da criação de seu monstro ao perceber que ele era uma criatura maligna. Ele era verdadeiramente contra o mal e combateu a sua criatura até seus últimos momentos.
10. Pode até parecer uma coisa fora do comum, mas a verdade é que existem cientistas na vida real que tem um trabalho parecido com o do doutor Frankenstein. Alguns desses exemplos é o doutor Sergio Canavero, que acredita que o transplante de cabeça vai ser possível até 2024. E também uma empresa de biotecnologia que tentará trazer vinte mortos de volta a vida. Bizarro, não é mesmo?
Leia também: Alta Costura: O Que é e De Onde Veio?
Frankenstein é realmente um marco histórico e uma obra de arte. Eu particularmente amo esse livro e gosto bastante de algumas adaptações, indico para todos que gostarem de uma boa ficção cientifica ou de um livro bem trabalhado e escrito.
Existem versões de luxo e versão mais econômicas do livro, compre a que for mais acessível para você, mas leia esse livro, você vai se apaixonar — e se assustar — com a sua história.