O universo de Gelo e Fogo é uma criação genial da cabeça de George R. R. Martin, com sua própria mitologia, religiões, casas e monarquia, seus livros já eram bastante famosos. A HBO comprou os direitos de fazer uma adaptação e dessa história saiu nada mais do que Game of Thrones, a série mais famosa do mundo.
Enquanto assistimos à série, é impossível não criarmos uma relação de amor com a personagem Daenerys Targaryen, a última de sua casa que chegou a beira do colapso. Sendo os senhores de dragões, a casa Targaryen impôs medo e respeito em todos durante seu longo período de reinado.
O livro Fogo e Sangue conta a primeira parte da história dos Targaryens e para você que assim como eu, ama esse universo é uma leitura quase que obrigatória. Mas não se preocupe, agora mesmo eu vou te dar 5 motivos para você comprar Fogo e Sangue.
Cinco motivos para você ter o livro Fogo e Sangue
1. O Conquistador: Nesse livro vamos conhecer a jornada de Aegon, O Conquistador e de suas irmãs e esposas, Visenya e Rhaenys. Após a queda de Valiria, lugar de onde eles originalmente são, Aegon chegou em Westeros montado em Balerion — o maior dragão que o mundo já viu — e conquistou o lugar instituindo sua família como linhagem real. Com esse pequeno resumo, acho que vocês já entenderam a grandiosidade do Conquistador, então vocês vão adorar a passagem dele pelo livro.
2. Entender a história de Daenerys: É claro que se você já viu Game of Thrones, você já se perguntou o motivo de Daenerys ser a última Targaryen e dos dragões não existirem mais, não é mesmo? No livro Fogo e Sangue veremos o auge da casa Targaryen até o seu fatídico declínio. Desde a construção do Trono de Ferro até depois de uma violenta guerra civil, e lembrando que esse livro é apenas a parte um, a segunda parte ainda não tem previsão para ser lançado, mas muito provavelmente contará até um pouco depois da Daenerys.
3. A Dança dos Dragões: Sim, a HBO está investido no universo de GOT e gerou uma segunda série baseada em eventos retratados desse livro. A Dança dos Dragões é a história que acontece na série House of the Dragon e narra a história de Rhaenyra Targaryen e da guerra civil que ela travou com seu meio-irmão Aegon após ele ter roubado o direito dela ao Trono de Ferro. Os filhos do rei Viserys I travam uma batalha violenta causando a morte de vários membros de sua casa e também de seus dragões, foi a partir desse momento que a casa Targaryen jamais foi a mesma.
Leia também: Emily Dickinson: 10 fatos sobre a escritora
4. Reinados após a guerra: Após o massacre que aconteceu na Dança dos Dragões, o livro Fogo e Sangue retrata os eventos pós-guerra e a influência que os acontecimentos tem sobre cada nova decisão de quem senta no Trono de Ferro para que uma nova ‘dança dos dragões’ não aconteça. A família não conseguiu se recuperar totalmente dos estragos feitos e apesar de não estarem próximos do fim ainda nessa época, tudo apontava para que o sangue valiriano não durasse para sempre.
5. As diferenças entre o livro e as séries: Fogo e Sangue é escrito praticamente como uma documentação história, alguns eventos são mostrados de pontos de vistas diferentes e não se tem certeza absoluta de como eles aconteceram. Alguns personagens têm descrições e temperamentos diferentes, além de certas cenas cortadas ou que jamais aconteceram dentro dos livros. Então para você que já viu GOT que fala em algumas partes sobre a história dos Targaryen ou se já terminou a primeira temporada de HOTD, eu recomendo que leia esse livro. Além de ir preparado para os spoilers, observe o quão diferente e fiel sua adaptação pode ser ao mesmo tempo.
Leia também: Avatar: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme
Consegui despertar seu interesse por esse livro? Eu posso garantir que se você é fã do universo de Gelo e Fogo ou se está conhecendo agora, você vai simplesmente amar Fogo e Sangue.
A casa Targaryen fica mais interessante cada vez mais que lemos sobre ela e descobrimos seus grandes feitos e grandes erros também. Novamente recomendo aqui a leitura dessa obra de George R. R. Martin.