Lançado em 1993, ‘Abracadabra’ é um dos grandes sucessos de comédia, fantasia e terror da Disney, se tornando um clássico filme atemporal. O filme tem no elenco Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy como as irmãs Sanderson, bruxas protagonistas do longa dirigido por Kenny Ortega.
O filme conta a história das irmãs Winifred, Sarah e Mary Sanderson que foram executadas por bruxaria em Salém no século XVII. Elas retornam a vida três séculos depois por conta de uma maldição lançada momentos antes de suas mortes, porém elas devem sugar a alma de uma criança antes do sol nascer ou vão desaparecer. Quase 30 anos depois, sua sequência chegou ao Disney+ com as atrizes principais reprisando os seus papeis. Mas será que as irmãs Sanderson são baseadas em bruxas reais? Vamos conferir!
As Bruxas de Salém
Uma caça as bruxas realmente aconteceu em Salém no século XVII, os colonos puritanos acreditavam que o diabo estava agindo sobre os habitantes da cidade. Mais de duzentas pessoas foram acusadas de bruxaria, mas apenas vinte foram executadas. Diferente da crença popular, os acusados não eram queimados em fogueiras, mas sim enforcados — em sua maior parte.
Grandes histerias coletivas como essa aconteceram ao passar dos anos, mas o tribunal de Salém foi a caça as bruxas mais sangrenta de todo o período colonial da America do Norte. Os líderes políticos que eram todos puritanos conservadores contribuíram inteiramente com o massacre, sendo movidos apenas pela cegueira religiosa e não pelo senso de justiça e bem comum.
Apesar de não terem existido na vida real, as irmãs Sanderson são vagamente baseadas em três irmãs que realmente existiram e foram acusadas de bruxaria segundo o Salem Witch Museum.
Leia também: O que é um ‘Comfort Movie’?
Bruxas reais?
Rebecca Towne Nurse, Mary Towne Easty e Sarah Towne Cloyce, todas filhas de Joanna Towne eram as principais acusadas de praticar magia negra em 1692. Diferente das irmãs Sanderson que eram cruéis e malvadas, as irmãs Towne tinha uma boa fama em Salém, elas eram respeitadas e sempre vistas como pessoas caridosas.
Mary e Rebecca foram levadas a julgamento, consideradas culpadas e enforcadas no mesmo ano.
William Phips, governador da época, acabou com o tribunal das bruxas antes que Sarah fosse levada a julgamento, ela foi liberta em menos de um ano após sua prisão.
Sarah mudou-se com o marido Peter Cloyce para onde hoje é Framingham e ganharam terras de Thomas Danforth, locais que eram conhecidos como ‘Fazendas Danforth’. A rua onde eles moravam hoje em dia é conhecida como Salem End Road. A casa existe até hoje e não é aberta para a visitação, na verdade, ela estava abandonada desde os anos 2000.
Leia também: Evelyn Hugo é baseada em uma pessoa real?
Sucesso do filme
‘Abracadabra’ é um filme indispensável para se ver no Halloween, longa que eternizou as irmãs Sanderson como ícones da cultura pop, apesar de não ter sido um sucesso de bilheteria, sua marca continuou até os dias atuais.
Em 2018, a Disney organizou o evento ‘Hocus Pocus 25th Anniversary Halloween Bash’ para celebrar o aniversário de 25 anos do filme. A comemoração foi transmitida pela Freeform e contou com a apresentação de encerramento realizada por Sofia Carson, Dove Cameron e Jordin Sparks que estavam caracterizadas como as irmãs Sanderson e cantaram ‘I Put a Spell on You’ que faz parte da trilha sonora do clássico.
Sua sequência foi a estreia de filme mais vista em outubro de 2022 no Disney+, e logo depois se tornou o filme mais visto do streaming.