De um modo geral, poucas coisas no mundo conseguem ter um aroma tão fresco e agradável como um gramado recém-cortado. No entanto, você já parou para pensar que, apesar da grama ser tão “bonitinha” e ter um aroma tão característico, ela não é usada como alimento por nós? Então, se a grama é verde assim como alface, brócolis e espinafre, ela também deveria ser boa para o nosso corpo, certo?
Neste artigo, vamos analisar os principais fatores por trás da rejeição do corpo humano com relação à grama.
Poder comer grama até pode, mas…
De certo modo, é totalmente possível comer grama, já que se trata de algo natural e que não é tóxico. No entanto, o fato é que não existe razão alguma para comê-la, a menos que você queira correr o risco de ficar doente.
Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, basta ver o que aconteceu com os membros de uma igreja sul-africana. Em 2014, o pastor convenceu seus fiéis a se alimentarem de um gramado para que eles pudessem “ficar mais perto de Deus”. Na ocasião, apesar de uma pessoa até alegar que sua dor de garganta foi curada, a maioria dos relatos sugerem que muitos ficaram doentes.
A razão pela qual alguns animais comem grama tranquilamente
Na prática, comer grama não promove nenhum tipo de vantagem nutricional para os seres humanos, mas a coisa muda quando se trata de vacas, carneiros, veados e ovelhas. Esses e outros ruminantes contam com sistemas digestivos especiais, incluindo um estômago de quatro câmaras que lhes permite consumir e metabolizar os nutrientes na grama.
Por outro lado, nós, meros seres humanos, não possuímos tais estômagos. Consequentemente, isso significa que a grama simplesmente não funciona em nossas entranhas.
Se comermos muita grama, provavelmente vomitaremos ou teremos diarreia. Em uma das hipóteses possíveis, ela pode nem ser digerida, tendo a possibilidade de sair nas fezes praticamente com a mesma aparência com a qual entrou no organismo.
Isso também não seria bom para nossos dentes
Para finalizar, também vale mencionar que comer grama não é nada bom para os dentes humanos. De acordo com o LiveScience, isso ocorre porque a grama contém muita sílica, que é um dos principais ingredientes presentes em muitas rochas, incluindo quartzo e arenito. Sendo assim, ela pode facilmente desgastar o esmalte dos seus dentes.
Leia Também: Quais foram as principais causas da Segunda Guerra Mundial?
Leia Também: Como se forma um lago de lava?
Por outro lado, vacas, cabras e ovelhas não enfrentam esse problema, já que seus molares destroem a planta em pedacinhos com facilidade, o que auxilia a digestão. Os ruminantes também possuem dentes que estão sempre crescendo, o que significa que eles podem substituir rapidamente a superfície desgastada.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉