Entre os brasileiros, o Paraguai é um país muito conhecido pelo fato de nos proporcionar ter os produtos que tanto sonhamos por um preço mais baixo. No entanto, a verdade é que este país não se resume a compras, afinal, esse lugar abriga muitos detalhes encantadores e curiosidades interessantes.
Neste artigo, analisaremos 12 fatos curiosos que ilustram um pouco da cultura e geografia do Paraguai.
1. Três países compartilham uma interseção de três fronteiras chamada Tríplice Fronteira do Iguaçu entre Paraguai, Brasil e Argentina. Curiosamente, entre 1864-1870, todos os três países (e o Uruguai) se envolveram numa guerra que dizimou 90% da população masculina paraguaia maior de 20 anos.
2. Em 1800, tornou-se o primeiro país sul-americano a ter uma ferrovia. A linha férrea Assunção-Encarnación foi construída por engenheiros britânicos em 1858-1861.
3. O Paraguai pode não ter litoral, mas isso não o impede de ter a maior marinha de um país sem litoral do mundo. Na prática, a marinha paraguaia opera nos rios do país e pode acessar o oceano através da Argentina. Em 2005, o Paraguai sediou a primeira conferência mundial de nações sem litoral, e mais de 30 estados participaram.
4. Compartilhada com o Brasil, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no rio Paraná, é a segunda maior hidrelétrica em funcionamento do mundo. Inaugurada em maio de 1984, gera quase toda a eletricidade do Paraguai e teve um custo de construção de US$ 196 bilhões. A usina atingiu um marco em 2016 ao estabelecer um novo recorde mundial de geração anual de energia com uma produção de 103,1 milhões de MWh.
5. No Paraguai, a maioria das pessoas fala duas línguas: guarani e espanhol. É um dos poucos países sul-americanos a manter sua língua nativa como língua oficial também. Curiosamente, o guarani também é uma língua onomatopaica, de modo que a maioria de suas palavras imita sons naturais de animais e do ambiente ao redor, como música.
6. O Paraguai também possui seu nome oficial em espanhol e também em guarani. No primeiro caso é República del Paraguay, já na língua indígena é Tetã Paraguái.
7. A bebida mais popular e típica do Paraguai é o tereré, que é, basicamente, uma infusão da erva-mate em água fria.
8. O Paraguai vê um caso extremo de distribuição de riqueza, de modo que 161 pessoas são responsáveis por 90% da riqueza e apenas 2,5% da população possui 80% das terras do país!
9. Embora tenha conquistado a independência já em 1811, o Paraguai passou a cair sob o controle de 3 ditadores após isso e tal foi o regime nos primeiros 60 anos após sua independência.
10. Entre 70% a 75% da população paraguaia é mestiça, formada pela miscigenação de brancos (de origem espanhola, principalmente) e indígenas.
11. O ponto mais alto do território paraguaio é o Cerro Peró, que conta com 842 metros de altitude. Também chamado de Cerro Tres Kandú, esse morro foi importante para as Forças Armadas do Paraguai durante muito tempo porque era um local estratégico para instalar uma central de rádio para sua comunicação.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Paquistão
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Panamá
12. Assim como seus vizinhos sul-americanos, o esporte mais popular no Paraguai é o futebol. Os times mais populares do país são o Olimpia e o Cerro Porteño.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉