O Panamá é um país que costuma ser reconhecido por seu canal, uma das maiores realizações de engenharia do século 20 que permitiu a interligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. No entanto, o que pouca gente parece saber é que essa nação possui muitas outras peculiaridades para oferecer.
Com tanto para descobrir sobre este belo país, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre o Panamá.
1. A Cidade do Panamá, a capital e maior cidade do país, é a única capital do mundo que possui uma floresta tropical dentro dos limites da cidade. De fato, é possível caminhar por ela no Parque Natural Metropolitano, que conta com várias trilhas que variam em extensão e dificuldade.
2. Em 15 de agosto de 1516, Pedro Arias Dávila fundou no território do atual Panamá a cidade de Nossa Senhora da Assunção, que se tornou a primeira cidade europeia construída no lado do Pacífico do continente americano.
3. O Panamá comemora não um, mas dois dias de independência. A primeira independência foi da Espanha em 28 de novembro de 1821. A segunda aconteceu 82 anos depois, com a separação do país da Grã-Colômbia em 3 de novembro de 1903.
4. O Canal do Panamá é uma das sete maravilhas modernas do mundo. O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA construiu o canal entre 1904 e 1914. Essa via navegável artificial de 82 km de comprimento liga os oceanos Atlântico e Pacífico e é responsável por quase um terço da receita do país, já que todos os navios que utilizam o canal devem pagar um pedágio.
5. O Panamá foi o primeiro país latino-americano a adotar o dólar americano como moeda oficial. Ainda assim, o país possui uma moeda própria, o balboa, que é negociado conjuntamente com o dólar dos Estados Unidos.
6. No Panamá você pode ver o nascer do sol sobre o Pacífico e o pôr do sol sobre o Atlântico, já que no ponto mais estreito do país, apenas 80 quilômetros separam os dois oceanos. De fato, no Cerro Jefe, uma montanha perto da Cidade do Panamá, é possível ver tanto o Oceano Atlântico quanto o Oceano Pacífico do mesmo local.
7. O Panamá foi um dos três primeiros países fora dos EUA a engarrafar Coca-Cola, em 1906. Os outros dois foram Cuba e Canadá.
8. Há vários tipos de culinária em solo panamenho, muitos deles incluindo diversos tipos de arroz, carnes, sopas, aves e mariscos. Algumas comidas mais tradicionais são arroz com bacalhau, picado de carne e peixe recheado.
9. Um dos mais longos feriados do Panamá é o de carnaval. Assim como os brasileiros, os panamenhos brincam o carnaval durante quatro dias do ano. A maior festa do país acontece em Los Santos, uma das províncias do país.
10. Apesar do nome, o chapéu Panamá (chapéu feito de palha toquilla) é de origem equatoriana. A confusão se deu pelo fato de que, em 1834, os mineiros da corrida do ouro que estavam viajando para a Califórnia via Panamá compraram chapéus por lá, o que fez com que fosse identificado pelo “apelido enganoso”. O fluxo contínuo de mineradores pelo Panamá sustentou o termo.
11. Um total de 12.000 vidas foram perdidas na construção da Ferrovia do Panamá, que é a ferrovia em operação contínua mais antiga do mundo. Ainda é totalmente funcional, pois transporta passageiros entre a Cidade do Panamá e Colón.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Palau
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre Omã
12. A palavra “Panamá” significa “abundância de peixe” numa das línguas nativas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉