no

Qual é a raça canina mais veloz do mundo?

Chegou a hora de analisarmos as características anatômicas que tornam o Galgo Inglês a raça canina mais veloz do mundo.

Todo mundo já sabe que diferentes raças de cachorros possuem características distintas. Algumas são conhecidas por seu brilhantismo ou capacidade atlética, enquanto outras são reverenciadas por sua boa aparência e personalidades amáveis. Mas, e quanto à raça canina mais veloz do mundo? Quais seriam os cães mais rápidos?

Neste artigo, analisaremos as características anatômicas que tornam o Galgo Inglês a raça canina mais veloz do mundo.

Galgo Inglês: a raça dos cães velozes

qual e a raca canina mais veloz do mundo 1
Foto: Wikimedia Commons

Quando se trata de velocidade pura, o Galgo Inglês (também conhecido como Greyhound) é o que ganha as honras. Trata-se da raça britânica que abrange os cães mais velozes do mundo que, por sua vez, conseguem apresentar uma excelente aceleração em rajadas relativamente curtas. E o melhor de tudo é que, quando esses cachorros não estão correndo, eles também costumam ser muito amáveis.

Mas, afinal, o que torna essa raça tão veloz? Bem, se analisarmos o seu crânio estreito com características aerodinâmicas e as almofadas de absorção de impacto localizadas na base de suas patas, podemos concluir facilmente que essa raça possui uma anatomia perfeita para atingir altas velocidades.

Além disso, seu corpo esbelto em forma de um “S invertido”, criado pela projeção do seu peito curvado em uma cintura bem apertada, tem sido um objeto de admiração por artistas, poetas e reis há muito tempo.

A eficiência do Galgo Inglês

Raça canina mais veloz
Foto: Pixabay

Para se ter uma ideia da eficiência energética desta raça, saiba que um galgo inglês pode atingir velocidade máxima de 72 km/h em seus primeiros seis passos! O guepardo é o único outro animal terrestre que conta com esse grau de aceleração.

Os Galgos Ingleses são os membros mais velozes de uma família de cães chamada “hounds”, cujo principal serviço oferecido aos humanos gira em torno de localizar presas à distância e em seguida correr para derrubá-las.

Outras raças de cães de caça semelhantes incluem os Whippets, os Salukis e os Galgos Afegãos, de modo que todos eles contam com um enorme peitoral, coração grande e uma cintura estreita que lhes permite dobrar o corpo de modo que cada passada os leve a atingir distâncias maiores do que o comprimento total do seu corpo.

Uma palavra final

qual e a raca canina mais veloz do mundo 3
Foto: Pixabay

Embora os Galgos Ingleses sejam conhecidos pelas suas habilidades em corridas de velocidade, eles podem muito bem estabelecer um ritmo fixo de aproximadamente 35 km/h para percorrer longas distâncias de até 11 quilômetros. Ou seja, essa raça definitivamente não nasceu para ficar em casa no conforto do sofá.

Leia Também: Os piratas realmente faziam suas vítimas caminharem na prancha?
Leia Também: Como os cientistas definem a aparência dos dinossauros?

Por fim, vale mencionar que sua personalidade é qualificada como calma e gentil, o que o torna um cão que tende a crescer e se dar muito bem com crianças, ainda que seu adestramento seja classificado como de dificuldade moderada.

E você, já conhecia a raça canina mais veloz do mundo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Avalanche

Como ocorre uma avalanche?

Montenegro

12 curiosidades incríveis sobre Montenegro