Relâmpago McQueen é o protagonista e herói automotivo da franquia “Carros”. O primeiro filme da trilogia da Disney-Pixar chegou aos cinemas em 2006, numa época em que a popularidade da NASCAR (principal categoria do automobilismo estadunidense) era muito alta. O filme de animação digital foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US $ 460 milhões em todo o mundo e abrindo as portas para duas sequências.
No entanto, apesar de toda a fama da franquia, uma pergunta permanece na cabeça dos entusiastas de automóveis de todo o mundo: afinal, o Relâmpago McQueen foi inspirado em que carro?
Analisando a anatomia do Relâmpago McQueen
Por se tratar de um veículo feito especialmente para corridas, é fato que o Relâmpago McQueen não foi baseado em um modelo de carro específico. Entretanto, os membros da comunidade online “DriveTribe” nunca ficaram satisfeitos com isso.
Primeiramente, sabemos que os filmes da saga foram baseados na NASCAR, então aspectos como as rodas, escapamento lateral e até mesmo o spoiler (embora significativamente maior que o dos carros da NASCAR) certamente estão de alguma forma relacionados à categoria.
Muitos fãs já citaram que o Relâmpago McQueen compartilha algumas semelhanças com o Corvette da Chevrolet. Durante as suas pesquisas, Mike Fernie da DriveTribe constatou que a Chevrolet até chegou a estar inicialmente envolvida em um projeto de “Carros”, mas essa parceria nunca deu certo. Então, obviamente o design foi alterado.
De fato, há uma certa influência do Corvette no design do Relâmpago McQueen, mas Fernie explica que os designers da Pixar recorreram aos carros utilizados nas corridas de Le Mans para obter ideias adicionais, o que incluiu a inspiração em um Ford GT40 na parte traseira e um protótipo de um Lola na frente. Além disso, é possível notar que o para-brisa e o teto do personagem lembram muito o Porsche 911.
Então, o Relâmpago McQueen foi baseado em quais veículos?
Com tudo isso que foi abordado, podemos finalmente chegar a uma conclusão: em resumo, o carro mais heroico dos filmes de animação é uma criação baseada nas proporções de um Corvette que usa para-brisa e o teto do Porsche 911, detalhes traseiros de um Ford GT40, uma frente baseada em um protótipo Lola e as especificações técnicas gerais de um carro da NASCAR.
Leia Também: Por que o velocímetro vai além da velocidade possível?
Leia Também: Como surgiram os cartões amarelo e vermelho no futebol?
Como você pode ver, o Relâmpago McQueen é, na prática, uma grande mistura de características de vários carros que curiosamente se encaixaram muito bem no conceito do personagem. A maioria dos carros que competem nas principais esferas do automobilismo é composta de protótipos e, no caso do Relâmpago McQueen, a coisa toda não foi diferente.
E quanto aos outros carros da franquia?
Vários carros nesses filmes foram baseados ou inspirados em carros reais da vida real. Diferentemente do Relâmpago McQueen, que mais se parece com uma colcha de retalhos, esses outros veículos foram realmente fabricados e comercializados para o grande público. Confira alguns exemplos:
2002 Porsche 911 Carrera (Sally Carrera)
1951 Hudson Hornet (Doc Hudson)
1959 Chevrolet Impala Lowrider (Ramone)
1942 Willys MB Jeep (Sargento)
1960 VW Type 2 Bus (Fillmore)
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉