O pequeno país árabe do Kuwait envolve muito quando se trata de fatos curiosos e histórias fascinantes. Por exemplo, você sabia que mais de 70% da sua população é composta por estrangeiros? E que esse país possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo?
Então, se você está planejando uma visita ou está apenas curioso para saber mais sobre essa nação, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre o Kuwait.
1. As Torres Kuwait são três torres localizadas na capital do país que servem de ponto turístico por causa de seus visuais diferenciados. A menor das torres é usada para projetar luzes nas outras duas. A segunda torre é usada como um reservatório de água. Por sua vez, a maior de todas conta com um restaurante giratório e uma varanda com vista panorâmica.
2. O Kuwait moderno foi criado por influência da Grã-Bretanha que queria obstruir o nacionalismo árabe. Na ocasião, tirar o acesso do Iraque aos portos da região tornou o petróleo iraquiano muito caro para vender, o que deixou seus líderes irados.
3. Em 1990, o Kuwait foi invadido e anexado pelo vizinho Iraque. A ocupação durou sete meses e terminou após intervenção militar direta de forças lideradas pelos Estados Unidos.
4. O Kuwait detém 104 bilhões de barris de reservas comprovadas de petróleo. Esta é a sexta maior reserva de petróleo do mundo, representando 8% das reservas mundiais. Segundo o site Worldometers, as reservas de petróleo do Kuwait equivalem a 774,6 vezes o seu consumo anual e, portanto, sem as exportações líquidas, restam cerca de 775 anos de fornecimento interno de petróleo.
5. Em janeiro de 2022, a população do Kuwait era estimada em cerca de 4,36 milhões. Deste número, cerca de 1,45 milhão são cidadãos do Kuwait, enquanto que o restante abrange estrangeiros que vêm de mais de 120 países diferentes, com os indianos formando a maior comunidade, seguidos pelos egípcios e depois pelos filipinos.
6. A impressão digital mais antiga do mundo foi encontrada no Kuwait. Ela foi encontrada no norte do país, mais especificamente em um pedaço de cerâmica quebrada e estima-se que pertença à Idade da Pedra, período entre 8.700 a.C a 2.000 a.C.
7. As corridas de camelos são muito populares no Kuwait e desde 2005 usam robôs como jóqueis depois que as crianças foram banidas do esporte. Os jóqueis humanoides, desenvolvidos especificamente para esse fim, são operados por controle remoto.
8. O Kuwait não possui lagos ou rios e, portanto, sua principal fonte de água é o mar, com o abastecimento de água potável do país sendo proveniente de usinas de dessalinização. Essas usinas de dessalinização (seis no total) são a principal fonte de água doce para consumo.
9. As mulheres não foram autorizadas a votar no Kuwait até 2006, quando participaram das eleições pela primeira vez após uma longa luta pelo sufrágio.
10. A bandeira do Kuwait apresenta listras horizontais nas cores verde, branco e vermelho, além de contar com um triângulo preto truncado. O que poucos sabem é que foi um poema do poeta árabe Safi al-Din al-Hilli que inspirou as cores da bandeira. Em seu poema Fakhr (“Ostentação”), escrito no século 13, ele escreveu: “Brancos são nossos atos, pretas são nossas batalhas, verdes são nossas tendas, vermelhas são nossas espadas”. Os oficiais usaram pela primeira vez esta versão da bandeira do Kuwait em 24 de outubro de 1961.
11. Segundo o Lonely Planet, mostrar as solas dos pés é considerado ofensivo no Kuwait, assim como cruzar as pernas.
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre a Jordânia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Japão
12. O nome do país deriva do árabe “al-Kuwayt” que significa “fortaleza”. Acredita-se que seja uma referência a um castelo construído no local atual da Cidade do Kuwait pela tribo Beni Khaled no século 17.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉