no

O que é um fiorde?

Um fiorde é formado quando uma geleira corta um vale em forma de “U” por segregação de gelo e abrasão do leito rochoso circundante.

A natureza sempre consegue nos presentear com belas paisagens. Dito isso, algumas estruturas geológicas são capazes de proporcionar cenários absolutamente deslumbrantes que, por sua vez, despertam o interesse de muitos turistas. Um bom exemplo disso é o chamado “fiorde”, um dos elementos geomorfológicos mais emblemáticos.

Neste artigo, você vai descobrir o que é um fiorde e quais são as suas principais localizações.

Definindo e caracterizando um fiorde

fiorde 1
Foto: Pixabay

De acordo com a National Geographic, podemos descrever o fiorde como uma via navegável longa e relativamente estreita que é cercada por penhascos íngremes de cada lado. Boa parte dos fiordes foram esculpidos naturalmente entre vales há vários anos atrás por conta da ação de imensas massas de gelo chamadas geleiras.

Na prática, quando as geleiras cobriam uma maior parte da Terra, elas muitas vezes cortavam vales longos em uma forma de “U” nos leitos de rochas. Sendo assim, à medida que o derretimento glacial aumentava, isso acabava deixando um longo e estreito canal navegável em seu caminho.

Por causa da íngreme ação de corte das geleiras, os fiordes são geralmente mais profundos que os mares nas suas proximidades. Por exemplo, o fiorde de Sogn, na Noruega, se aprofunda a mais de 1308 metros abaixo do nível do mar.

As localizações mais comuns de fiordes

fiorde 2
Foto: Pixabay

Por serem formados através da ação de antigas geleiras, os fiordes costumam ser localizados em áreas montanhosas e próximas a grandes massas de água. A Noruega, por exemplo, talvez seja o país mais famoso por conta dos seus fiordes, mas também é possível encontrar fiordes ao longo da costa oeste da Europa, Alasca, Canadá, Groenlândia, Nova Zelândia e Chile.

Dois dos maiores fiordes do mundo podem ser encontrados na Groenlândia e na Antártida. Scoresby Sund, na Groenlândia, é o maior fiorde do mundo, estendendo-se por mais de 350 km!

Uma palavra final

fiorde 3
Foto: Pixabay

Uma característica curiosa que pode ser encontrada perto de alguns fiordes é a presença de milhares de pequenas ilhas rochosas. Na prática, essas áreas chamadas de “escolhos” podem ser traiçoeiras para a navegação dos navios.

Leia Também: O que são totens?
Leia Também: Por que a língua dos gatos é áspera?

Recentemente, cientistas descobriram recifes de corais no fundo de muitos fiordes na Noruega. Eles não têm certeza de quais processos levaram à formação desses recifes, mas acreditam que a vida marinha que existe nesses locais pode ajudar a explicar, por exemplo, o porquê do litoral norueguês ser um lugar tão bom para a pesca.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cidade do Kuwait

12 curiosidades interessantes sobre o Kuwait

Pica-paus

Por que os pica-paus não sofrem de dor de cabeça?