no , ,

Quem inventou o cinto de segurança?

O cinto de segurança é um item relativamente simples que pode ser, no caso de um acidente grave, o fator decisivo entre a vida ou a morte.

De uma forma ou de outra, praticamente todo mundo já sabe da importância que o cinto de segurança desempenha no trânsito. Esse dispositivo relativamente simples pode ser, no caso de um acidente grave, o fator decisivo entre a vida ou a morte. Entretanto, o fato é que, embora seja um acessório popular, poucas pessoas conhecem a sua origem.

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro do processo de desenvolvimento desse item tão importante para a segurança automotiva.

Nils Bohlin e o desenvolvimento do cinto de segurança

quem inventou o cinto de seguranca 4
Foto: Reprodução / YouTube

Em meados da década de 1950, a Volvo passou a demonstrar grande preocupação com as milhares de pessoas que estavam morrendo ou ficando feridas todos os anos pelo simples fato de ficarem “soltas” durante os acidentes automotivos. Com isso em mente, a fabricante de veículos sueca decidiu contratar um homem chamado Nils Bohlin em 1958 para ser o engenheiro chefe de segurança da empresa.

Naquela época, os veículos até contavam com cintos de dois pontos, mas eles eram relativamente frágeis e ultrapassados, já que tinham sido idealizados pelo engenheiro George Cayley ainda no século 19.

Ao analisar os cintos utilizados até então, Bohlin descobriu que esses itens de segurança não estavam protegendo devidamente os motoristas e os passageiros. De fato, em muitos casos, eles poderiam causar ferimentos piores do que os próprios acidentes de carro. Era também por essa mesma razão que muitas pessoas nem sequer usavam cintos de segurança em seus veículos.

O aprimoramento do projeto

Cinto de segurança
Foto: PxHere

Buscando desenvolver um item muito mais seguro, Bohlin projetou um novo cinto de segurança que protegeria melhor os motoristas e que seria bem mais simples de usar. Seu design era o cinto de segurança de três pontos que usamos nos veículos até hoje, onde as correias se prendem na região do colo e do ombro.

Não demorou para que a Volvo testasse o design e logo descobrisse que ele era muito eficaz. Então, a empresa começou a colocá-los em todos os seus veículos, além de ceder o design do cinto de segurança gratuitamente para outros fabricantes de automóveis.

Vale destacar que a Volvo até poderia ter lucrado com a venda do projeto, mas a montadora sueca acreditava que melhorar a segurança dos automóveis era o mais importante a ser feito.

Uma palavra final

quem inventou o cinto de seguranca 3
Foto: PxHere

Em 1968, o cinto de segurança de três pontos se tornou obrigatório em todos os veículos americanos e logo a ideia se espalhou por todo o mundo. A invenção de Nils Bohlin foi tão bem sucedida que estima-se que ela tenha salvado mais de um milhão de vidas só durante a vida de Bohlin, que veio a falecer em setembro de 2002.

Leia Também: Quais esportes eram disputados no Coliseu de Roma?
Leia Também: É melhor comer maçã com ou sem casca?

Em 1985, o Departamento Alemão de Patentes classificou o cinto de três pontos como a oitava invenção mais importante do século, o que, convenhamos, é uma honra mais que merecida.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

curiosidades interessantes sobre a indonesia

12 curiosidades interessantes sobre a Indonésia

Suor

Por que o suor é salgado?