no

12 curiosidades interessantes sobre Honduras

Honduras é um dos países menos conhecidos da América Central, mas ainda assim conta com muitos tesouros para explorar.

Honduras é um dos países menos conhecidos da América Central, mas ainda assim conta com muitos tesouros para explorar. Apesar do seu passado bastante conturbado, o país está passando por um renascimento que poderá render bons frutos tanto para seus habitantes quanto para turistas.

Curioso para saber mais sobre esta nação da América Central? Então, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre Honduras que você precisa conhecer!

1. No passado, Honduras foi o lar de importantes culturas mesoamericanas, incluindo os maias. O Patrimônio Mundial da Unesco Copán, uma antiga cidade maia, foi um dos locais mais importantes da civilização maia e uma das áreas urbanas mais densamente povoadas do mundo maia entre 426 e 820 d.C.

curiosidades interessantes sobre honduras 1
Foto: Pixabay

2. É completamente normal encontrar hondurenhos loiros e de olhos azuis nas ilhas da baía. Eles são descendentes diretos de piratas britânicos que chegaram na região há mais de 500 anos.

3. O território de Honduras é muito acidentado, formando-se por montanhas, planaltos, vales profundos e planícies extensas e férteis, atravessadas ​​por rios navegáveis. De fato, é o país mais montanhoso da América Central, constituído de cadeias cortadas por uma depressão no sentido norte-sul.

4. Honduras é um verdadeiro paraíso para os observadores de pássaros, afinal, é o lar de mais de 700 espécies de aves. A araracanga (Ara Macao), com suas plumas vermelhas, azuis e amarelas, é a ave nacional de Honduras. Infelizmente, sua população está diminuindo vertiginosamente devido à caça furtiva.

curiosidades interessantes sobre honduras 2
Foto: Wikimedia Commons

5. Os morcegos compõem mais da metade das espécies de mamíferos do país, sendo que a maioria deles vive em habitats protegidos.

6. As águas da costa caribenha ao lado de Honduras abrigam o segundo maior recife de coral do mundo. Apenas o da Austrália é maior.

7. Na ciência política, o termo “república das bananas” descreve pejorativamente um país politicamente instável com uma economia dependente da exportação de um produto de recursos limitados. O que poucos sabem é que a primeira pessoa a cunhar o termo foi o escritor americano O. Henry, que o usou para descrever Honduras em 1904. No início do século XX, o empresário americano Sam Zemurray desempenhou um papel fundamental no estabelecimento do estereótipo da ‘república das bananas’, quando entrou o negócio de exportação de banana em 1910 e conspirou com o ex-presidente Manuel Bonilla para dar um golpe no país, derrubando o então presidente Miguel Dávila. Este foi um evento seminal na criação de Honduras como uma república das bananas, já que o país se tornou economicamente dependente de apenas uma exportação.

curiosidades interessantes sobre honduras 3
Foto: Pixabay

8. O leite de coco é um dos ingredientes favoritos dos locais para usar em seus pratos tradicionais.

9. Em 2011, Honduras aplicou uma nova lei que proíbe o ato de fumar em espaços públicos e privados. Na verdade, não é ilegal fumar em sua própria casa, mas se um visitante ou um membro da família reclamar, isso pode resultar em uma visita da polícia e uma multa pesada. Em espaços abertos, os fumantes também devem ficar a pelo menos 1,8 metros de distância dos não fumantes.

10. Construída em 1634, a Catedral de Comayagua (também conhecida como Catedral da Imaculada Conceição) é uma das catedrais mais antigas da América Central. Ela também abriga o relógio mais antigo do continente e o segundo relógio mais antigo do mundo, construído por volta de 1100 d.C. pelos mouros.

curiosidades interessantes sobre honduras 4
Foto: Wikimedia Commons

11. A lempira, a moeda hondurenha, tem o nome de um chefe indígena que morreu tentando salvar suas terras dos espanhóis.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Guatemala
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Grécia

12. Em julho de 1969, uma guerra de 100 horas eclodiu na fronteira entre Honduras e El Salvador, desencadeada por uma partida de futebol entre os dois países. No entanto, tensões mais profundas e sérias em torno da migração ilegal estavam realmente na raiz disso. Em junho, os dois países iniciaram uma série de jogos classificatórios para a Copa do Mundo de 1970. Honduras venceu a primeira partida em Tegucigalpa e no segundo jogo os espectadores vaiaram o hino nacional hondurenho e atacaram os torcedores visitantes. Na terceira partida, o exército de El Salvador bombardeou alvos em Honduras e avançou 40 km em território hondurenho. Após três dias, a OEA negociou um cessar-fogo e estabeleceu uma zona desmilitarizada de 3 km ao longo da fronteira. O conflito ficou conhecido como “A Guerra do Futebol”.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Grama verde

Por que a grama é verde?

como e possivel saber se um vulcao esta inativo ou extinto

Como é possível saber se um vulcão está inativo ou extinto?