Segundo maior arquipélago do mundo, as Filipinas são compostas por 7.641 ilhas. Essa nação possui mais de 36.000 km de praias brancas imaculadas, mas tem muito mais a oferecer aos visitantes do que simples trechos de areia. Desde cidades coloniais em ruínas a passeios em paisagens vulcânicas, as Filipinas oferecem história, cultura, natureza e aventuras em abundância.
Para lhe dar uma ideia melhor das Filipinas, listamos aqui alguns fatos curiosos sobre este país pra lá de interessante.
1. Nas profundezas da Cordilheira de São Paulo, na ilha de Palawan, está o Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa. Essa obra da natureza foi criada há milhões de anos, estendendo-se 24 km abaixo das montanhas. Trata-se do rio subterrâneo navegável mais longo do mundo, recebendo o título de Patrimônio Mundial da UNESCO e sendo reconhecido como uma das Sete Maravilhas da Natureza.
2. As ilhas das Filipinas foram descobertas pelo explorador português Fernão de Magalhães. Na ocasião, ele navegava em nome da Espanha, que reivindicou as ilhas. De fato, as Filipinas receberam esse nome como uma homenagem ao rei Filipe II da Espanha.
3. Mais de 120 idiomas são falados nas Filipinas. O filipino, a forma padronizada do tagalog, é a língua nacional usada na educação formal em todo o país. Ainda assim, mais de 52 milhões de pessoas falam inglês, o que ajuda bastante na comunicação com os turistas.
4. Após a Segunda Guerra Mundial, as tropas americanas deixaram para trás milhares de jipes excedentes. Então, alguns filipinos engenhosos decidiram convertê-los em veículos de transporte com capacidade para acomodar até 20 pessoas ao mesmo tempo. Conhecidos localmente como Jeepneys, esses meios de transporte são fáceis de identificar, pois são comumente pintados em cores vibrantes.
5. O basquete é a obsessão nacional nas Filipinas. Acredita-se que o caso de amor do povo filipino com o basquete começou sob o domínio colonial americano durante o início do século XX, quando o esporte foi introduzido pela primeira vez no sistema escolar. Hoje, o basquete se faz presente em todos os lugares, seja nos aros improvisados nas esquinas ou nos centros esportivos dedicados. A liga profissional das Filipinas é uma das mais antigas do mundo, ficando atrás apenas da NBA.
6. A ilha filipina de Camiguin possui mais vulcões por milha quadrada do que qualquer outra ilha no planeta. Porém, os vulcões estão adormecidos desde a década de 1950, então não há necessidade de evitá-los a todo instante. Longe disso, pois, na verdade, suas fontes termais borbulhantes, praias de areia branca e moradores locais alegres o transformaram num local popular para os turistas.
7. As Filipinas são a única nação asiática predominantemente cristã. Enquanto muitos de seus vizinhos do sudeste asiático praticam o budismo, cerca de 86% da população filipina é católica romana.
8. Fazer compras é um grande negócio nas Filipinas. Para se ter uma ideia, este país conta com três dos dez maiores shopping centers do mundo: SM Megamall, SM North Edsa e SM Mall of Asia. O maior deles é o SM North Edsa, com impressionantes 498.000 m². Para efeito de comparação, ele é maior que a Cidade do Vaticano!
9. O boxe é uma das grandes paixões do povo das Filipinas. Isso fez do boxe um esporte amado em todo o país.
10. Os enfermeiros estão entre os milhões de filipinos que trabalham no exterior, fornecendo mais de US$ 30 bilhões por ano em remessas vitais para a economia do país, de acordo com a CNN. Em parte, isso ocorre devido às poucas oportunidades de trabalho no país, o que força muitos cidadãos a procurar trabalho no exterior.
11. As Filipinas registraram uma das maiores erupções vulcânicas das últimas décadas. A erupção do Monte Pinatubo, ocorrida em 15 de junho de 1991, fez com que mais de 20.000 pessoas tivessem que ser evacuadas, sem falar que as nuvens de gases liberadas pelo vulcão causaram um resfriamento global de 0,5 graus Celsius. Este incidente matou 800 pessoas e mais de 10.000 compatriotas nativos ficaram desabrigados.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Etiópia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Estônia
12. Estima-se que os filipinos enviem cerca de 400 milhões de mensagens de texto todos os dias, o que corresponde a 142 bilhões de frases por ano. Para se ter uma ideia, esse número é maior do que o número combinado de mensagens de texto enviadas diariamente na Europa e nos Estados Unidos juntos!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉