A Eslovênia é um dos menores países da Europa, mas ainda assim tem muito a oferecer. Lagos fascinantes, castelos dignos de contos de fadas, resorts de esqui de classe mundial e estradas alpinas sinuosas são apenas alguns dos atrativos desse que é considerado um dos países mais seguros do mundo.
Quer saber um pouco mais sobre essa nação encantadora? Então, aqui estão alguns fatos interessantes sobre a Eslovênia que você provavelmente não sabia!
1. Cerca de 56% do território da Eslovênia é protegido por leis ambientais, tornando-se um dos ambientes mais protegidos do planeta. Um desses lugares é o Lago Bled, que fica a 55 km da capital, Liubliana. Um dos principais destinos turísticos do país, ele é comumente citado como “o lago mais lindo do mundo”.
2. A roda mais antiga do mundo foi encontrada na Eslovênia. Em 2002, os arqueólogos encontraram uma roda de madeira enterrada nos pântanos a cerca de 20 km a sudeste de Liubliana. A roda tem cerca de 5.200 anos e era provavelmente usada para mover um carrinho de mão de duas rodas. Arqueólogos já encontraram rodas semelhantes nas regiões montanhosas da Suíça e sudoeste da Alemanha, mas a roda dos pântanos de Liubliana é a mais antiga.
3. A Eslovênia pode não ser o primeiro país que vem à mente quando você pensa em um bom vinho, mas deveria ser. Neste país, há um vinhedo para cada 70 pessoas, alguns deles com mais de 2.600 anos de história! As vinhas mais prestigiadas produzem vinhos semelhantes aos da Borgonha, na França.
4. Potica é um bolo tradicional esloveno que é servido em ocasiões especiais e eventos importantes. Basicamente, a potica é feita a partir de uma massa enrolada e existem mais de 80 recheios diferentes, mas o tradicional inclui nozes, avelãs e estragão.
5. A Eslovênia tem uma população de aproximadamente dois milhões de pessoas, sendo que 90 mil delas criam abelhas. Isso significa que cerca de uma em cada vinte pessoas são apicultores! O resto da Europa tem muito a aprender com essa pequena nação, visto que entre 2000 e 2014 a população de abelhas da Europa caiu 17%, mas na Eslovênia está florescendo. De 2007 a 2017, esse país viu um aumento de 57% no número de colmeias, de acordo com a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO).
6. A apicultura tem uma longa história na Eslovênia. Essa atividade data do século XVIII, quando a imperatriz Maria Teresa da Áustria abriu a primeira escola de apicultura, nomeando o apicultor Anton Janša como professor da escola. Curiosamente, o Dia Mundial da Abelha é comemorado em 20 de maio para celebrar a data do aniversário de Anton Janša.
7. Para comemorar (ou afugentar) o fim do inverno, os eslovenos usam máscaras e trajes tradicionais em um ritual chamado Kurentovanje que existe há mais de 50 anos.
8. O esloveno é a língua oficial da Eslovênia. Esta língua é falada por todo o país, que tem apenas 2,3 milhões de pessoas, mas é tão diversificada que possui mais de 46 dialetos.
9. A Eslovênia é famosa por suas belas paisagens montanhosas, mas suas maravilhas naturais também estão no subsolo. De acordo com a National Geographic, este país é o lar de 8.000 cavernas, mas apenas 20 delas estão abertas à visitação. As cavernas restantes não podem receber visitas porque são inseguras ou difíceis de explorar.
10. As pessoas estão apenas começando a notar a espetacular oferta de esqui da Eslovênia, que combina diversas condições de neve com preços acessíveis. Kranjska Gora, o principal resort da Eslovênia, é um dos mais baratos da Europa e oferece 18 pistas diferentes. É também o lar da segunda maior colina de esqui do mundo: Planica.
11. O primeiro casal a escalar o Monte Everest eram eslovenos. Além disso, Davo Karničar, o primeiro homem a descer de esqui o Monte Everest, também era da Eslovênia.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Equador
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Eritreia
12. A Eslovênia é um país jovem e tornou-se uma república independente apenas em 1991. Foi também a primeira ex-república iugoslava a aderir à União Europeia.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉