O Equador é um país famoso por sua história rica, sempre aliada a paisagens andinas e tradições indígenas deslumbrantes. De Galápagos à movimentada capital de Quito, não faltam coisas para explorar em solo equatoriano.
Esteja você planejando uma viagem ou apenas querendo aprimorar suas curiosidades, aqui estão alguns dos fatos curiosos mais fascinantes sobre o Equador.
1. Quito, capital do Equador, fica a 2.850 metros acima do nível do mar. Graças a isso, ela é uma das capitais mais altas do mundo.
2. De acordo com a Conservation International, o Equador está entre os 20 principais “países megadiversos”. Para se ter uma ideia, a biodiversidade do Equador representa mais de 6% de todas as espécies em todo o mundo e abriga mais de 25 mil espécies de plantas, sendo que 5 mil delas são orquídeas. Além disso, a nação possui 492 espécies de anfíbios, 414 espécies de répteis e quase 400 espécies de mamíferos individuais.
3. Em 2008, em vez de ver a natureza como propriedade, como o resto do mundo fazia na época, o Equador se tornou o primeiro país a reconhecer os direitos da natureza. Em suma, isso significa que a nação vê todas as formas de natureza como tendo o “direito de existir, persistir, manter e regenerar seus ciclos vitais”, o que abre espaço para a manutenção de medidas visando a preservação natural.
4. Por falar em natureza, o cume da montanha mais alta do Equador, o Monte Chimborazo, é o ponto mais próximo do Sol a partir da Terra. Culminando a 6263 metros de altitude, ele também é o ponto mais distante do núcleo da Terra.
5. O nome do Equador se refere à localização geográfica do país, na famosa linha imaginária do equador, que divide a Terra em Hemisférios Norte e Sul. De acordo com a BBC, esta denominação foi dada ao país em 1830, depois que o território se separou da Grã-Colômbia.
6. A linha do equador é amplamente promovida como uma atração turística em Ciudad Mitad del Mundo, que fica a 26 km ao norte da capital, Quito. É dito que neste lugar é possível ficar com um pé no hemisfério norte e outro no sul, mas graças a medições modernas, percebeu-se que a divisão exata fica 240 metros ao norte do monumento marcado.
7. O Equador é o maior exportador mundial de bananas. A cada ano, o país produz mais de 6,5 milhões de toneladas de bananas e exporta cerca de 5,5 milhões para vários países do globo. Gerando cerca de 2,3 bilhões de dólares anualmente, as bananas são a maior e mais importante exportação do país, seguida pelo petróleo.
8. O Equador é um dos dois únicos países da América do Sul a não fazer fronteira com o Brasil; o outro país é o Chile.
9. Charles Darwin visitou as Ilhas Galápagos no Equador em 1835 e baseou amplamente sua teoria da evolução nas descobertas que fez lá.
10. Um dos fatos mais interessantes sobre o Equador é que ele abriga pelo menos 14 idiomas únicos. Além da língua oficial, o espanhol, o Equador também reconhece 13 línguas indígenas. Entre as línguas pré-colombianas mais faladas estão o Quichua e o Shuar.
11. O Equador é um dos três países criados em 1830 após o colapso da Grã-Colômbia. A antiga nação incluía os territórios da atual Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, bem como partes do norte do Peru, oeste da Guiana e noroeste do Brasil.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a Eritreia
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre os Emirados Árabes Unidos
12. O Equador foi eleito o melhor país para expatriados por dois anos consecutivos em 2014 e 2015. Custo de vida favorável e facilidade de manter as finanças pessoais foram citados como excelentes razões para colocá-lo neste degrau.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉