no

Por que os japoneses dormem no chão?

Há uma série de razões que explicam por que os japoneses dormem no chão, incluindo tradições culturais, segurança e praticidade.

Se você já se hospedou em um quarto tradicional japonês, deve saber que os japoneses geralmente dormem no chão e não em camas de estilo ocidental. Esta é uma parte orgulhosa da cultura e tradição japonesa que sobreviveu aos tempos modernos e que provavelmente não mudará tão cedo.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre os costumes japoneses de dormir – de onde eles vieram e por que ainda são praticados até hoje.

Uma breve história dos costumes do sono do povo japonês

por que os japoneses dormem no chao 1
Foto: Wikimedia Commons

Evidências sugerindo que os japoneses dormem no chão remontam ao século X, quando tapetes de cânhamo eram colocados sobre o piso. Durante o período Nara, as pessoas mais ricas começaram a aprimorar seus tapetes de cânhamo com almofadas texturizadas.

Os tempos medievais viram a introdução de edredons para serem colocados sobre o corpo durante o sono, com o objetivo de reter o calor. Embora a complexidade dos materiais tenha avançado bastante desde esses tempos, essa história forma uma premissa clara para o tipo de cama que vemos no Japão de hoje.

Como os japoneses dormem no chão

por que os japoneses dormem no chao
Foto: Wikimedia Commons

Geralmente, a superfície em que os japoneses dormem é chamada de tatami, que é feita de palha de arroz. Algumas casas possuem tatamis portáteis que são dobrados durante o dia, enquanto outras contam com tatamis permanentes instalados nos quartos. As casas mais antigas podem ser compostas inteiramente de pisos de tatami, pois esse era o estilo tradicional.

Muitos japoneses optam por colocar um futon (uma espécie de colchão leve e dobrável) em cima do tatami. Um futon japonês é muito mais fino do que um típico colchão ocidental e é feito de enchimento de algodão. De certo modo, o futon também pode ser conhecido como um “saco de dormir japonês”.

Depois, há as peças de cama. Muitas casas japonesas usam travesseiros de estilo ocidental, mas há algumas que optam pelo tradicional sobagara makura, um tipo de travesseiro revestido com casca de trigo sarraceno. Na prática, isso promove uma sensação um pouco mais pontiaguda do que um travesseiro ocidental e certamente produz mais barulho quando a pessoa se move.

O tradicional edredom japonês é conhecido como kakefuton, e geralmente é feito de fibras de seda. O kakefuton é fino, mas a seda permite que o calor seja retido ou espalhado adequadamente, dependendo do clima.

As razões pelas quais os japoneses preferem dormir no chão

por que os japoneses dormem no chao 3
Foto: Wikimedia Commons

Há uma série de razões práticas para dormir no chão no Japão. Uma dessas razões envolve economizar espaço. Pense em quanto espaço uma cama de casal ocupa no seu quarto. Isso pode não ser um problema se você tiver uma residência grande, mas quando você está amontoado em um apartamento pequeno ou morando com várias gerações de sua família, o espaço acaba se tornando algo muito valioso.

Dormir no chão significa que o quarto pode ser usado para diferentes finalidades durante o dia. Basta arrumar o edredom e travesseiros e, de repente, você terá uma área ampla para receber convidados, estudar ou simplesmente relaxar. Se seus convidados decidirem passar a noite, tudo o que você precisa é de uma cama extra e poderá converter um quarto individual em um espaço de dormir confortável para quantos convidados quiser.

Vale destacar que dormir junto é um fenômeno comum nas famílias japonesas, de modo que as crianças costumam dormir no mesmo quarto que seus pais. O arranjo do futon tem benefícios de segurança neste caso, pois permite um espaço adequado entre cada pessoa e, como tal, evita ferimentos acidentais em crianças pequenas e bebês.

Por falar em segurança, não é segredo que o Japão é propenso a terremotos. No caso de um evento desse tipo, a estrutura de uma cama grande e pesada poderia causar ferimentos nas pessoas no quarto ou bloquear as saídas de evacuação. Sendo assim, o futon é uma escolha muito mais segura neste caso, pois é leve e fácil de transportar.

Leia Também: Por que algumas estátuas egípcias têm nariz quebrado?
Leia Também: Cervejas feitas de milho são realmente ruins?

Para os turistas, a coisa é um tanto diferente. Os hotéis modernos geralmente oferecem opções de quartos que permitem que você durma em uma cama de estilo ocidental ou opte por uma configuração tradicional japonesa. No entanto, em opções de hospedagem mais tradicionais, como pousadas de pequenas cidades do interior, dormir no chão pode ser a única opção.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que a injecao de benzetacil doi tanto

Por que a injeção de benzetacil dói tanto?

Emirados Árabes Unidos

12 curiosidades interessantes sobre os Emirados Árabes Unidos