As baleias são seres mamíferos, o que de alguma forma cria uma certa conexão entre elas e nós, ainda que haja diferenças notórias entre as duas espécies. Dito isto, será que as baleias realizam ações tidas como cotidianas para os seres humanos? Por exemplo, será que as baleias também peidam e espirram?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que essas criaturas são muito mais interessantes do que o próprio tamanho de seus corpos.
As baleias peidam?
Sim, as baleias peidam! De fato, é possível saber quando uma baleia soltou um pum através da observação de bolhas saindo debaixo de seu corpo, mais especificamente na região da cauda. O vídeo abaixo mostra isso muito bem:
As baleias são animais mamíferos, assim como nós, o que significa que elas respiram ar, dão à luz filhotes vivos e fornecem leite a sua prole. De maneira semelhante, elas também fazem o uso de processos digestivos para ajudar a quebrar seus alimentos.
No entanto, ao contrário de nós, as baleias não mastigam a comida, mas a engolem inteira. Baleias desdentadas, por exemplo, usam estruturas semelhantes a cabelos longos para se alimentar de krill e peixes. Sua comida é posteriormente dividida em quatro câmaras estomacais.
À medida que seus corpos decompõem esse alimento (via ácido estomacal), eles produzem gases que são liberados como peidos, enquanto que a sobra do que não foi aproveitado se transforma em cocô. Curiosamente, o cocô das baleias é um dos mais legais do reino animal, pois as fezes de uma baleia-azul podem apresentar uma cor laranja brilhante!
As baleias espirram?
Bem, não necessariamente. Ao contrário de nós, as baleias precisam “pensar” em respirar, ou seja, quando querem respirar, precisam nadar até a superfície. Se não o fizerem, podem se afogar. Isso significa que as baleias também dormem de maneira diferente de nós, pois podem descansar diferentes partes do cérebro ao mesmo tempo.
Dito isto, ao contrário de nós, elas não podem respirar pela boca e, em vez disso, usam o espiráculo ou o nariz para respirar. De acordo com o Whale Facts, isso torna muito mais fácil para elas nadar, respirar e comer – tudo ao mesmo tempo. Essas criaturas também não precisam se preocupar com a comida descendo pelo caminho errado, pois as passagens dos alimentos e do ar são separadas.
Vale destacar que espirramos automaticamente e involuntariamente se algo vier a causar alguma irritação em nosso nariz, mas se as baleias se depararem com um incômodo parecido, elas podem simplesmente limpá-lo usando uma grande expiração pelo espiráculo, como fazemos para assoar o nariz. Tecnicamente, isso serviria a uma função semelhante ao nosso espirro.
Uma palavra final
Se as baleias espirrassem semelhante a nós, seu espirro teria proporções devastadoras! Para efeito de comparação, os pulmões de um humano adulto podem conter cerca de seis litros de ar, enquanto que uma baleia jubarte pode conter mais de mil litros!
Embora as baleias não espirrem como um mamífero terrestre, elas já foram observadas tossindo ou exalando oxigênio em um ritmo extremamente rápido quando estão doentes ou sofrendo de uma infecção respiratória.
Leia Também: Como as águas-vivas se alimentam?
Leia Também: Qual é o planeta mais frio do Sistema Solar?
Tanto a tosse quanto a expiração são controladas pela baleia de formas totalmente voluntárias. Ao tossir ou exalar rapidamente, as baleias são capazes de remover possíveis detritos ou germes que possam estar afetando seus pulmões ou alguma outra parte integrante do sistema respiratório.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉