O Chipre pode até ser uma pequena ilha, mas uma das coisas que torna esse país muito especial é o seu longo passado repleto de cultura e história. De suas ruínas neolíticas e igrejas bizantinas a praias de tartarugas e trilhas de vinho, o país desempenha certa influência em vários aspectos.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de alguns fatos curiosos que ajudam a ilustrar um pouco das características desse país pra lá de interessante.
1. Um dos lugares mais populares para visitação no Chipre é a cidade de Paphos. Os aficionados por história ficarão encantados ao descobrir que a totalidade de Paphos é um museu ao ar livre. De fato, o território inteiro de Paphos é um patrimônio mundial da UNESCO.
2. Nicósia é a única capital de um país que está dividida em duas partes: ao norte, a parte turca, enquanto ao sul, a parte grega, separadas pela linha verde – uma zona desmilitarizada ocupada pelas Nações Unidas. A cidade está dividida desde 1974, quando a Turquia invadiu o norte em resposta a um golpe militar na ilha.
3. Os perfumes mais antigos do mundo foram descobertos no Chipre. Foi uma equipe de arqueólogos italianos que desenterrou os tesouros em 2007, encontrados em Pyrgos. Com mais de 4000 anos, os perfumes foram produzidos com extratos de lavanda, louro, alecrim, pinho e coentro, sendo posteriormente guardados em pequenos frascos translúcidos.
4. O Chipre é o lar do vinho mais antigo do mundo. De acordo com o Guinness World Records, o vinho Commandaria remonta a 2000 a.C.
5. Se você está procurando um destino particularmente ensolarado na Europa, saiba que o Chipre pode ser o lugar certo! Esta nação desfruta de impressionantes 320 dias de sol por ano, com apenas 40 dias de chuva em média.
6. Por mais de uma década, o Chipre manteve consistentemente um título bastante invejável; o de ter as praias mais limpas da Europa. Um relatório da União Europeia confirmou que 99,1% das águas balneares cipriotas são de excelente qualidade!
7. Segundo a lenda grega, Afrodite (Deusa do Amor) nasceu em território cipriota. Diz-se que ela se levantou do mar em algum lugar entre Paphos e Limassol e se dirigiu para uma formação rochosa agora chamada de “Petra Tou Romiou” ou “Rocha de Afrodite”. Há também um templo em uma vila próxima chamada Kouklia dedicado especialmente a ela.
8. Pelo menos 1,5 milhão de gatos vivem no Chipre, o que equivale a pelo menos 300 mil gatos a mais do que pessoas. Na verdade, existem tantos gatos vadios no Chipre que alguns hotéis criaram instalações especiais onde os gatos são alimentados, castrados e monitorados.
9. Aproximadamente 10 mil flamingos param temporariamente para se alimentar no Lago Salgado de Larnaca todo outono durante sua migração para o sul.
10. O Chipre foi o primeiro país do mundo a incluir o mapa de seu território em sua bandeira. O mapa da bandeira apresenta uma cor laranja-cobre, simbolizando os grandes depósitos de minério de cobre na ilha, enquanto que os ramos de oliveira significam a paz entre os turcos e os gregos.
11. O popular queijo Halloumi é originário do Chipre, embora agora seja um alimento popular em todo o Mediterrâneo. Tradicionalmente, esse queijo é preparado com leite de ovelha e o primeiro atestado da existência dessa delícia láctea pode ser encontrado em um livro de receitas egípcio do século XIV.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a China
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Chile
12. A culinária do Chipre é uma forma de arte por si só. Pratos tradicionais que você pode esperar encontrar incluem o tradicional Halloumi (um queijo salgado e emborrachado), Koupepia (folhas de videira recheadas) e muitos pratos variados de carne grelhada.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉