no

Por que os morcegos transmitem tantas doenças?

Razões pelas quais os morcegos transmitem doenças aos humanos têm a ver com o estilo de vida desses animais e como eles evoluíram.

Se você costuma se manter antenado nos noticiários, já deve saber que os morcegos são mais propensos do que outros animais a portar uma grande variedade de doenças e vírus, sendo também altamente propensos a transmiti-los a nós. Mas, afinal de contas, por que os morcegos transmitem doenças mortais tão facilmente para os humanos?

Continua após a publicidade..

Esta é uma pergunta que médicos e cientistas vêm investigando há algum tempo. Neste sentido, acredita-se que as razões pelas quais os morcegos transmitem muitas doenças aos humanos têm a ver com o estilo de vida único desses animais e como eles evoluíram.

Os mecanismos de defesa contra doenças de um morcego

por que os morcegos transmitem tantas doencas 1
Foto: Pixabay

Os morcegos são os únicos mamíferos que voam livremente e, por conta disso, precisam de muita energia. Uma dieta de folhas, que fornecem baixa energia, não seria suficiente para a maioria dos morcegos, então eles geralmente preferem alimentos ricos em açúcar e proteínas, como frutas, pólen, insetos, aranhas, pequenos animais e até sangue.

Como a maior parte da energia de um morcego é necessária somente para impulsionar suas asas, outros sistemas em seu corpo evoluíram para serem muito eficientes. O sistema imunológico é um exemplo particularmente bom. Os cientistas mostraram repetidas vezes que quando um morcego contrai uma doença que seria grave ou fatal para os seres humanos, eles mal parecem adoecer.

Continua após a publicidade..

Na prática, enquanto o corpo humano pode ter que lutar muito para vencer uma doença, deixando a pessoa doente no processo, o corpo de um morcego simplesmente tolera isso. Isso significa que eles permanecem saudáveis ​​e capazes de voar e se alimentar quando infectados, o que aumenta consideravelmente a chance dessas criaturas infectarem outros animais.

Na verdade, o corpo de um morcego é tão bom em tolerar doenças que esses animais tendem a ter mais doenças do que nós, ainda que não apresente sintomas. Consequentemente, isso significa que mesmo um morcego de aparência saudável pode ser portador de várias enfermidades.

Continua após a publicidade..

Os morcegos são sociáveis e longevos

Morcegos transmitem doenças
Foto: Pixabay

A maioria dos morcegos vive em grandes grupos sociais e interage intimamente uns com os outros. De fato, eles cuidam de outros membros do grupo, de modo que alguns morcegos regurgitam comida para amigos que não conseguiram encontrar nenhuma.

Os morcegos também vivem mais (em média) do que outros mamíferos de tamanho semelhante. Vale destacar que o tamanho de uma determinada espécie costuma estar relacionado à expectativa de vida, com animais maiores geralmente vivendo mais e envelhecendo mais lentamente.

Quando levamos em conta que os morcegos também toleram muito bem as doenças, podemos ver que ser muito social significa que os membros de uma população típica de morcegos provavelmente passarão muitas doenças uns aos outros, ao mesmo tempo que é improvável que eles morram no processo por conta de seu forte sistema imunológico. Na prática, isso faz com que qualquer grupo de morcegos seja um foco de doenças em potencial.

Isso também significa que doenças que podem infectar morcegos têm uma boa chance de originar variantes. Em suma, as doenças podem ficar presas dentro dos corpos quentes de morcegos por meses ou anos e, portanto, têm muito tempo para evoluir. É por isso que os morcegos podem ser fontes importantes de novas doenças.

Voar aproxima os morcegos de nós

por que os morcegos transmitem tantas doencas 3
Foto: Pixabay

Os morcegos são encontrados em todo o mundo, até porque há mais de 1.200 espécies diferentes. Isso significa que nunca estamos muito longe de um morcego, especialmente porque eles podem voar por longas distâncias.

Em algumas partes do mundo, os morcegos que comem insetos, por exemplo, só transmitem doenças aos humanos por contato direto ou contaminando os alimentos com suas fezes (o que é muito raro). Em outros lugares, entretanto, os morcegos podem se alimentar das mesmas frutas que os humanos locais.

Leia Também: Como alguns insetos conseguem subir nas paredes?
Leia Também: Como um bebê recém-nascido reconhece a mãe?

No fim das contas, tudo isso contribui para que os morcegos sejam um dos principais vetores de doenças virais com altos níveis de contaminação.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Vulcão

Por que não podemos descartar nosso lixo em vulcões?

o que sao os probioticos e por que eles sao importantes

O que são os probióticos e por que eles são importantes?